Em inauguração do complexo da EuroChem, Zema enaltece agronegócio mineiro

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), aproveitou a inauguração do Complexo Mineroindustrial da EuroChem, em Serra do Salitre, no Alto Paranaíba, nesta quarta-feira (13), para enaltecer a pujança do agronegócio mineiro.
“É recorde atrás de recorde. Quem aqui tem qualquer conexão com um produtor, ou é produtor, sabe do esforço do Estado. Reforçamos, por exemplo, a Emater [Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais] e o IMA [Instituto Mineiro de Agropecuária], que prestam um trabalho enorme para o produtor rural”, ressaltou.

Zema não deixou de alfinetar os governos anteriores, incluindo o Partido dos Trabalhadores (PT), ao enfatizar os investimentos da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) — o maior da história da companhia.
“Hoje, Minas Gerais sofre com falta de energia elétrica porque, infelizmente, no passado, nós tivemos uma empresa que foi investir em todo o Brasil, exceto em Minas Gerais, sendo que a Cemig é Companhia Energética de Minas Gerais. Hoje, 100% dos investimentos são realizados dentro do Estado. E essa falta de energia tem um dia para acabar”, afirmou.
Veja também:
- Lula diz que guerra na Ucrânia despertou interesse em produção de fertilizantes
- Alckmin celebra inauguração da EuroChem em MG
- Silveira defende ‘mineração justa’ no complexo da EuroChem

Subestação será construída em Serra do Salitre
O governador de Minas também anunciou a construção de uma subestação em Serra do Salitre. Segundo ele, enquanto em 70 anos a estatal construiu 400 subestações no Estado, no seu governo, foram 200 em seis anos. “Todo mês estão sendo entregues cinco, seis, sete subestações”, citou.
Sob mesmo tom, Zema também falou sobre o crescimento da economia mineira, acima da média nacional nos últimos anos. Ele disse que em 2018, a economia de Minas representava 8,8% do Brasil, e o último dado do IBGE aponta uma representatividade de 9,5%.
Lula e Zema se encontram pela terceira vez este ano
O evento de inauguração do complexo da EuroChem em Serra do Salitre marcou o terceiro encontro de Zema com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No início de fevereiro, Lula esteve em Belo Horizonte e anunciou uma série de investimentos para Minas Gerais. Depois, no dia 6 de março, o líder do Executivo estadual foi a Brasília para tratar sobre a dívida do Estado com a União e a Repactuação do Acordo de Mariana.
Zema e Lula deixaram o evento sem falar com a imprensa.

*a jornalista viajou para a Serra do Salitre a convite da Eurochem
Ouça a rádio de Minas