Economia

Kalil diz que 2021 superou 2020, mas frisa cuidados para o próximo ano

Avanço da vacinação contra a Covid-19, conforme Kalil, rendeu aos serviços e ao comércio fôlego para iniciar 2022 com força
Kalil diz que 2021 superou 2020, mas frisa cuidados para o próximo ano
Prefeito Alexandre Kalil concede entrevista coletiva sobre o balanço anual da PBH | Crédito: Reprodução/Facebook PBH

Com a vacinação contra a Covid-19 avançando na Capital mineira e a reabertura dos serviços e do comércio da cidade, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, classificou 2021 como um ano melhor que 2020. Em coletiva realizada na manhã de hoje (21), o chefe do executivo municipal frisou a importância da imunização, o que permitiu o maior controle da pandemia e retomada das atividades econômicas, algo fundamental para a geração de empregos.

Para 2022, o prefeito ressaltou que o ano começará com um cenário mais favorável. Porém, existem ainda muitos desafios a serem superados, como questões relacionadas à saúde, à fome, ao desemprego e ao transporte público.

“De 2020 para 2021 tem uma palavra: vacina. Isso aí resume a diferença de 2021 para 2020. No ano passado, nós estávamos orando e rezando e nos protegendo. Em 2021, nós tivemos a vacina que depende da gente, depende do nosso braço. O governo federal mandou as vacinas para Belo Horizonte, nós aplicamos as vacinas. Então, foi um ano melhor porque a população se protegeu cientificamente, com medicamento; o antes era só com o isolamento e os cuidados. Hoje, continua o isolamento e cuidado mais a proteção da vacina”, disse.

Para o próximo ano, Kalil explicou que, até o momento, as perspectivas são positivas em relação ao controle da pandemia.

“Eu sou um otimista. Não há hoje no quadro da epidemia nada que nos leve, a não ser, ao momento final dessa guerra. Vamos entrar em 2022, o que não aconteceu em 2021, com a cidade toda aberta, com tudo funcionando, com o comércio colhendo frutos do Natal. O turismo colhendo fruto de Ano Novo e de férias. Então, obviamente, a entrada de 2022 será um ano melhor. Eu espero. Não posso ficar aqui por conta de tempestades, de inundações e pandemia”, disse.Ainda segundo Kalil, em 2022,será necessário avançar em outras frentes de trabalho. “Precisamos olhar a infraestrutura, olhar o acolhimento, olhar a população para que, em 2022, a gente volte com a carne para a mesa de todo mundo, que volte o transporte público com mais qualidade, que volte o emprego. Temos que ter esperança”.

Assista abaixo a coletiva da PBH na íntegra.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas