Coronavírus

Latam anuncia PDV e licença não-remunerada para funcionários em MG

Latam anuncia PDV e licença não-remunerada para funcionários em MG
Crédito: REUTERS/Rodrigo Garrido

Diante de uma crise sem precedentes, com o fechamento de fronteiras e a paralisação de voos por todo o País, por causa da pandemia de Covid-19, a Latam Airlines Brasil encerrou o mês de junho com um excedente de 149 profissionais em Minas Gerais.

Após acordo coletivo de trabalho firmado com a categoria, ficou estabelecido que 94 colaboradores terão seus contratos rescindidos.

As informações são da própria companhia, que, por meio de nota, confirmou que desse total, 76 trabalhadores ou 81% representam funcionários que aderiram ao Programa de Demissão Voluntária (PDV). E que outros 44 colaboradores entrarão em Licença Não-Remunerada (LNR). Assim, 18 profissionais foram desligados por iniciativa da empresa.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Aeroviários de Minas Gerais, Paulo de Tarso, as negociações já estão na fase homologação e dizem respeito a profissionais das áreas administrativa, de manutenção, aeroportos e cargas da empresa. Quanto aos 545 postos de trabalho da companhia Azul, que estavam igualmente em risco, o dirigente disse que as negociações avançaram, mas não soube detalhar os números.

Na semana passada, ambas as empresas confirmaram que estavam buscando soluções para enfrentar os desafios que a crise do coronavírus impôs aos negócios.

A Latam, por exemplo, havia informado que em função dos efeitos causados pelo Covid-19 no setor aéreo, buscou, por intermédio de um novo acordo coletivo de trabalho, formas de minimizar os impactos econômicos e principalmente os sociais, sempre procurando preservar os empregos.

O acordo contemplava a implantação de PDV, com benefícios aos funcionários que aderiram; e de LNR, por no mínimo três meses e com garantia de estabilidade de emprego durante o período de licença.

Agora, em tom mais otimista, a empresa informou que suas operações em Minas Gerais são avaliadas constantemente e seguem sendo retomadas de forma gradual. “Em julho, opera as rotas Belo Horizonte – São Paulo/Guarulhos e Brasília, além de Uberlândia – São Paulo/Guarulhos”, por meio do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins, na RMBH.

Recuperação judicial – No último dia 9, a empresa entrou em recuperação judicial nos Estados Unidos “a fim de reestruturar seus passivos financeiros e administrar de maneira eficiente sua frota local, mantendo a sua operação normalmente”, conforme disse em comunicado.

O Grupo Latam Airlines e suas afiliadas no Chile, Peru, Colômbia, Equador e Estados Unidos já haviam pedido proteção contra credores, no fim de maio.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas