Economia

Obras da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte começam em setembro

Expectativa da concessionária que administra o modal é que as operações tenham início no primeiro trimestre de 2028
Atualizado em 28 de maio de 2024 • 19:20
Obras da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte começam em setembro
Crédito: Divulgação / Metrô BH

As obras de construção da tão esperada linha 2 do metrô de Belo Horizonte, que promete ligar o bairro Nova Suíça ao Barreiro, devem começar em setembro e o início das operações está marcado para o primeiro trimestre de 2028. Caso o cronograma se confirme, o funcionamento terá início antes da data prevista em contrato, 2029. A expectativa inicial era que as intervenções fossem startadas entre abril e maio, o que não ocorreu, em virtude da aprovação do licenciamento ambiental.

As informações foram divulgadas nesta terça-feira (28), durante evento que celebrou a compra de 24 novos trens pela concessionária Metrô BH, do Grupo Comporte, responsável pela operação, modernização e ampliação do sistema metroviário da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno Barros de Souza, as obras devem ter início em setembro, podendo inclusive serem antecipadas. O CEO da Metrô BH, Ronaldo Vancellote, por sua vez, revelou que as operações da nova linha começarão no primeiro trimestre de 2028 e que 300 imóveis precisarão ser removidos para a construção.

A elaboração dos estudos ambientais para a linha 2 foi concluída no ano passado. Essa foi a primeira etapa do procedimento, iniciado em outubro de 2023, para viabilizar a nova linha.

“É uma obra de longo prazo, nem sei se como governador ainda terei a oportunidade de inaugurá-la, mas fico feliz que viabilizamos”, disse o governador Romeu Zema (Novo), ao comentar os novos prazos.

A estimativa é que sejam investidos R$ 3,7 bilhões para melhorias e ampliações ao longo da duração do contrato. Desse total, R$ 2,8 bilhões são aportes do governo federal e cerca de R$ 440 milhões são provenientes do Termo de Reparação assinado pelo Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) com a Vale, em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho. A tragédia tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais em Minas Gerais.

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DIÁRIO DO COMÉRCIO / Marco Aurélio Neves

Novos trens do metrô de Belo Horizonte

Os novos trens do sistema metroviário da Capital serão fabricadas pela empresa chinesa Changchun Railway Vehicles, subsidiária líder da maior fabricante de material rodante do mundo CRRC Corporation Limited (CRRC).

A expectativa é que o primeiro trem chegue ao Brasil e entre em operação no primeiro semestre de 2026. Os equipamentos rodantes adquiridos vão operar tanto na Linha 1 como na Linha 2 do Metrô BH.

A frota do metrô de Belo Horizonte tem 35 trens, sendo 25 da série 900, da década de 1980. Esses 25 serão substituídos pelos novos carros. Outros dez trens são da série 1000, que começaram a operar em 2015 e já possuem ar-condicionado e sistemas modernos.

DIÁRIO DO COMÉRCIO / Arquivo / Marco Aurélio Neves

Novas linhas serão operadas com os novos equipamentos

O CEO da Metrô BH explicou que a entrega da linha 2 do metrô de Belo Horizonte ocorrerá por etapas. As novas estações ficarão prontas primeiro e, em seguida, os trilhos. A outra parte será na implantação dos sistemas que controlam a movimentação dos trens. “Estamos adquirindo os sistemas novos agora e eles serão implantados inicialmente na linha 1. Mas depois que a linha 2 estiver com a infraestrutura pronta, vamos começar a implantação de todos os sistemas de controle, de sinalização”, disse.

Vancellote ainda ressaltou que a demanda da operação das linhas 1 e 2 do sistema metroviário da RMBH será atendida com cerca de 20 trens dos 24 adquiridos, enquanto os outros quatro restantes ficarão como reservas para casos de manutenção. Ele garantiu que o investimento na compra dos veículos não implicará em aumento do valor da passagem para o usuário.

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