Lojas de shopping centers registraram alta de 5,5%
São Paulo – As vendas de Natal em shopping centers brasileiros cresceram 5,5% este ano, dentro da expectativa do mercado, que ia de 4% a 6%. Os dados são de um levantamento da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) feito com 400 empresas em 30 mil pontos de venda pelo País.
Os segmentos mais procurados nas compras de Natal foram moda feminina (55%), calçados (32%) e perfumes e cosméticos (31%). Na lanterna ficaram os eletrônicos e eletrodomésticos, com 6%. Já os celulares, que costumam ter uma participação maior, abocanharam apenas 12% das vendas.
Descontada a inflação, porém, o crescimento foi menor do que o observado no ano passado. Em termos de faturamento real, a alta foi de 1,5%. Já em 2017, o crescimento nominal foi de 5%; mas, como a inflação foi menor, a alta real nas vendas foi de 2%.
Mesmo crescendo menos em termos reais, a Alshop avalia que o desempenho foi bom diante dos percalços do ano que prejudicaram as vendas, como a greve dos caminhoneiros e as eleições. Assim, diz a associação, o Natal “salvou o ano”. No total, as vendas de shoppings em 2018 cresceram 6%.
Há atualmente no País 754 shoppings em funcionamento. Neste ano, foram fechados 19 centros de compras, a maioria rotativos – o que reflete o enfraquecimento das vendas ao longo do ano.
Prazo – As vendas a prazo no Natal no Brasil cresceram 2,66% este ano, na comparação com 2017, no melhor resultado para o período desde 2013, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgados ontem.
Este é o segundo ano seguido de alta. Em 2017, o crescimento tinha sido de 2,13%, após recuo de 2,29% em 2016, 4,16% em 2015 e de 8,62% em 2014. Em 2013, a alta tinha sido de 3,62%.
“Após um período de retração da economia, observa-se uma perspectiva positiva do cenário pós-eleições, que estimulou muitos consumidores a irem às compras neste Natal”, disse a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Os autores do levantamento calculam que o ticket médio com presentes para o Natal de 2018 foi de R$ 115,90, e o montante movimentado tenha sido em R$ 53,5 bilhões.
O levantamento foi feito a partir das consultas para vendas a prazo entre os dias 4 e 24 de dezembro. (AE/Reuters)
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