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Lojistas de BH esperam vendas de R$ 2,27 bi com Dia das Crianças

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  • Por Juliana Siqueira
  • Em 24 de setembro de 2019 às 00:19
Os produtos mais procurados para o Dia das Crianças são as roupas (38,9%), brinquedos (33,6%) e calçados (15%) - CRÉDITO:ALISSON J. SILVA

Cerca de R$ 2,27 bilhões deverão ser injetados no comércio da capital mineira graças ao Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro. A estimativa é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), que espera, ainda, um crescimento de 2,1% nas vendas na comparação com o mesmo período do ano passado.

O presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva, lembra que os números também são influenciados positivamente pelo Dia dos Professores, comemorado no dia 15 de outubro.

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“É um crescimento excelente? Não. Porém, é o que está sendo possível. Ainda que acanhado, ajuda a girar o dinheiro”, ressalta o profissional.

Para Silva, as expectativas de crescimento estão relacionadas ao clima econômico, que está começando a melhorar. O cenário dos negócios, de acordo com ele, está sendo bem influenciado por situações como a reforma da previdência, a MP da Liberdade Econômica, que desburocratiza processos, e investimentos externos e internos.

“Tudo isso reflete na visão dos empresários”, diz. “As expectativas crescem e, principalmente, tornam-se realidade”, avalia o profissional.

Expectativas – E, se é assim, os números também mostram que os empresários estão otimistas em relação à data. Conforme os dados da CDL-BH, 60,5% acreditam que as vendas vão aumentar no próximo Dia das Crianças. Somente 9% consideram que o resultado será inferior ao registrado em 2018, enquanto 30,6% afirmam que as vendas devem continuar iguais ao ano passado.

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Preparo – Silva salienta que os lojistas têm se preparado bastante para a data, enfeitando as lojas, treinando vendedores, entre outras ações. Além disso, a pesquisa da CDL-BH também revela que 45,2% dos empresários vão aumentar os seus estoques para atender a demanda.

Os lojistas que mais irão investir em itens para venda na data estão localizados nas regionais Centro-Sul, Noroeste e Venda Nova.

Mais procurados – Já quando o assunto são os produtos mais procurados para o Dia das Crianças, as roupas lideram com 38,9%, seguidas pelos brinquedos, com 33,6%. De acordo com Silva, a boa procura está vinculada à variedade de opções e de preços.

Logo após esses itens vêm os calçados (15%), jogos (10,3%) e livros (8%). A maioria dos empresários (55,5) acredita que as pessoas vão comprar apenas um produto para presentear.

Gastos – O tíquete médio, por sua vez, diminuiu de valor em relação ao Dias das Crianças de 2018. Enquanto, no ano passado, o valor esperado era R$ 106,25, agora é R$ 91,21.

“Mesmo que o tíquete médio esteja um pouco reduzido em relação ao ano passado, podemos ver que as pessoas ainda assim vão dar presentes bons”, ressalta o presidente da CDL-BH.

À vista – Em relação à forma de pagamento, a maior parte dos empresários (65,8%) acredita que as compras à vista serão as mais escolhidas pelos consumidores. As expectativas são de que as vendas ocorram da seguinte forma: à vista no cartão de crédito (39,5%), cartão de débito (23,3%), dinheiro (2,7%) e à vista no cheque (0,3%).

O pagamento parcelado, por sua vez, será realizado no cartão de crédito (30,9%), no cartão da própria loja (2%) e no carnê/crediário (0,3%).

Influência – Para os comerciantes, os fatores que mais podem auxiliar o crescimento das vendas no Dia das Crianças são liquidação/oferta de produtos (28,9%), divulgação (19,6%), aumento do emprego (12,3%) e atendimento qualificado (5%). No entanto, 6,6% destacaram que nada pode ajudar a fazer com que as vendas cresçam.

Já quando o assunto é o que pode fazer com que o desempenho do comércio fique prejudicado, os fatores apontados pelos empresários foram o desemprego (32,6%), diminuição da renda dos trabalhadores (10,6%), baixo crescimento econômico (9,6%), falta de agilidade e cordialidade no atendimento (8,6%) e falta de dinheiro (6,6%).

  • Tags: brinquedos, Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), comércio, dia das crianças, expectativa do comércio, Varejo
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