Economia

Lojistas esperam vendas maiores ou iguais ao ano passado no Dia das Crianças

Comerciantes esperam que movimento seja maior nas prévias da comemoração
Lojistas esperam vendas maiores ou iguais ao ano passado no Dia das Crianças
Crédito: Reprodução Adobe Stock

O cenário observado por lojistas de Belo Horizonte, é que o presente das crianças ainda não entrou no foco dos consumidores. Apesar da proximidade da data, comemorada no dia 12 de outubro, próximo domingo, comerciantes alegam que o movimento maior é esperado nas prévias da comemoração e só deve decolar próximo do dia 10. A expectativa da maioria é de vendas maiores ou iguais às do ano passado.

Na Brinkel, especializada em brinquedos, localizada no bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste de Belo Horizonte, a expectativa é de vendas entre 3% e 5% maiores. A gerente Vera Souza, que trabalha há mais de 20 anos no setor, diz que apesar de esperarem alta no movimento, as vendas estão similares às do ano passado. “A gente espera que elas aumentem nos próximos dias”, comentou.

Percepção semelhante tem o proprietário da loja ‘Cadê meu brinquedo?’, Carlos Henrique Ferreira Maia. De acordo com o empresário, que possui duas unidades na região da Pampulha, o movimento este ano está semelhante ao do ano passado, mas também segue otimista e espera aumento nos próximos dias.
“Estou no mercado há dez anos e o que a gente percebe é que o movimento aumenta mesmo depois do dia 10. Porém, já vemos um movimento igual ao do ano passado, sem crescimento, acredito que pela perda de poder de compra da população”, opinou.

Na unidade do BH Shopping da loja Estripulia, a gerente, Jordana Matias, comentou que os estoques foram repostos e a loja está abastecida na expectativa de boas vendas. “Temos uma meta ousada, bater 20% das vendas do ano passado. Esperávamos que os consumidores fossem antecipar as compras, mas ainda aconteceu. Estamos otimistas para os próximos dias”, diz.

Fora do ramo de brinquedos, o diretor de marketing da Chico Rei, Vitor Vizeu, comentou que a aposta no público infantil é uma opção da marca não só na data, mas no ano inteiro. Conhecida por suas camisetas temáticas, a Chico Rei vende camisetas para os filhos do público já fiel. “A gente entende que é um reflexo do nosso público adulto. Percebemos que cada vez mais, os pais querem vestir os filhos com estampas iguais e o público infantil é mais uma aposta de negócios”, explica.

Assim, para o Dia das Crianças, a marca espera crescimento em relação aos meses anteriores, mas uma estabilidade em relação à data em 2024. “Devemos observar uma alta de 25% nos produtos da linha infantil com relação aos meses anteriores. Porém, em relação ao ano passado, o crescimento esperado é mais linear; 2024 foi muito bom e este ano está sendo bom também”, comenta. Como as vendas on-line representam cerca de 85% das vendas, elas já estão acontecendo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas