Economia

Mart Minas adquire uma fatia em rede do Rio de Janeiro

Mart Minas adquire uma fatia em rede do Rio de Janeiro
O grupo Mart Minas planeja expandir a atuação no mercado nacional de atacarejo, a partir da aquisição da Dom Atacadista | Crédito: Divulgação

Com a meta de chegar a 75 lojas em operação em Minas Gerais até 2025, o Mart Minas vai crescer também para além das fronteiras do Estado. O grupo acaba de adquirir parte da Dom Atacadista, uma das maiores redes do segmento no Rio de Janeiro. Embora não tenha tido o valor divulgado, a negociação envolveu oito lojas já em funcionamento e a abertura de outras 16 entre este e o próximo exercício.

De acordo com o diretor Comercial e Marketing do Mart Minas, Filipe Martins, a operação é uma oportunidade para as duas empresas e está alinhada a pretensões comuns de fortalecer a presença no mercado de atacarejo nacional. Segundo ele, a aquisição de uma rede fora do Estado já estava nos planos do Mart Minas, mas sem data para se concretizar.

“Na verdade, não planejávamos ultrapassar as fronteiras de Minas Gerais em 2022, mas aconteceu para somar. A Dom é uma empresa jovem, mas já é a maior companhia regional do segmento atacado e varejo do estado e está com um ritmo de expansão muito forte e muito parecido com o que temos feito em Minas nos últimos 21 anos. O estado do Rio de Janeiro ainda tem um mercado muito pequeno se comparado com outras praças e acreditamos no modelo de negócio. É grande o potencial, há demanda da população para o varejo e do setor de turismo para o atacado”, explica.

A Dom Atacadista conta com oito lojas em funcionamento e previsão de mais seis inaugurações ainda em 2022. Além disso, outras dez lojas estão previstas para 2023. “A Dom tem um plano de atuação muito forte e sólido para o Rio de Janeiro. A expectativa é de um crescimento de 50% dos negócios no decorrer deste exercício e vamos agregar esse processo com mais velocidade e know-how de quem atua neste modelo há 21 anos”, revela Martins. A rede emprega cerca de 900 pessoas.

Expansão no Estado

O executivo completa que as duas empresas têm diversidade e variedade de produtos, preços competitivos e excelente estrutura de lojas. E ressalta que os planos de expansão do Mart Minas para Minas Gerais estão mantidos. A meta é chegar a 75 operações até 2025. Hoje a rede conta com 50 unidades sob a bandeira, número que chegará a 60 até o final deste exercício. Já os funcionários chegam a 1,5 mil. Em termos de negócios, a expectativa é de um crescimento de 25% em 2022 sobre 2021.

Conforme já publicado, a estratégia deste ano é expandir por cidades na faixa de 60 mil habitantes, como Monte Carmelo, no Triângulo Mineiro; e Congonhas, na região Central – inauguradas em 2021 -; e fortalecer a presença nas cidades polo.

Para atender donos de bares, pizzarias, padarias, hotéis e consumidores finais, as lojas Mart Minas oferecem mais de 10 mil opções de produtos, que podem ser adquiridos em embalagens fechadas e fracionadas, de acordo com a necessidade do cliente. Nos setores de mercearia, bomboniere , bebidas, higiene e beleza, limpeza, frios e laticínios, há uma ampla variedade de marcas regionais e também as líderes de mercado, sempre com a opção de compra no varejo e no atacado. Frutas e verduras completam a experiência de compra dos clientes, que também encontram itens de confeitaria, bazar e embalagens. A rede oferece ainda o serviço de televendas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas