Minas é o segundo maior mercado de pizzas no Brasil; setor teve crescimento de 11,5%

O mercado de pizzarias cresceu 11,5% no Brasil em 2023, quando comparado com o ano anterior, e a região Sudeste é a que mais movimenta o setor. O estado de São Paulo centraliza 34,04% das operações no Brasil, seguido por Minas Gerais, com 8,38%, e o Rio de Janeiro, com 8,23%.
Os dados são resultado de um levantamento recente realizado pela Associação de Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), que também revela que o País produz mais de 3,8 milhões de pizzas diariamente. O Brasil é o segundo maior consumidor mundial da iguaria, atrás apenas dos Estados Unidos.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023, o faturamento do segmento de alimentação food service, no qual participa o setor de pizzarias, cresceu 17,9% em comparação com o ano anterior, faturando quase R$ 47 bilhões.
Segundo a Apubra, esse crescimento foi impulsionado pela abertura de mais de 3.500 novas pizzarias no País no último ano. Atualmente, existem cerca de 90 mil estabelecimentos ativos dedicados à produção e venda de pizzas. As regiões Sudeste e Sul são as que mais concentram pizzarias, com 52% e 20% das operações, respectivamente.
Brasileiros amam pizzas
As pizzarias no Brasil se concentram principalmente nas capitais, com 11.694 unidades distribuídas nessas cidades. São Paulo lidera com o maior número de estabelecimentos, seguido por Rio de Janeiro (10,45%), Brasília (6,64%), Curitiba (5,81%) e Fortaleza (4,68%).
As regiões Norte e Nordeste têm mostrado um crescimento notável, com estados como Rondônia, Maranhão e Pernambuco apresentando as maiores taxas de aumento no número de pizzarias. Esse crescimento reflete a diversificação e expansão do mercado de pizzas para além dos grandes centros urbanos tradicionais.
Mesmo que o mercado possa parecer saturado, há sempre demanda e procura. Os brasileiros, apesar de terem suas pizzarias preferidas, são conhecidos por gostarem de experimentar novos locais.
A pizza, em particular, é uma das refeições mais consumidas via delivery. De acordo com informações da empresa de dados e consultoria Kantar, o número de pessoas que pede comida pelo menos uma vez por semana teve crescimento de 32% em 2022.
Franquias de pizzarias: um modelo de sucesso
O modelo de franquias tem sido um dos principais pilares no crescimento do mercado de pizzarias, pois oferece um modelo de negócios testado e suporte contínuo, atraindo novos empreendedores e expandindo a presença das marcas.
As franquias de pizzarias no Brasil facilitam a padronização e qualidade do produto, assim como também proporcionam vantagens competitivas, como poder de compra em escala e estratégias de marketing eficientes.
Dessa forma, o mercado de franquias é uma opção atraente para quem deseja entrar no setor de pizzarias. Um case de sucesso, por exemplo é a Bella Capri, franquia de pizzarias que conta com mais de 40 unidades, sendo duas em solo Mineiro, nas cidades de Uberlândia e Poços de Caldas, e que comercializa mais de 80 mil pizzas mensalmente, com produção rápida, de até 10 minutos cada unidade.
Ouça a rádio de Minas