Economia

Mercado de seminovos avança em Minas Gerais e pode atingir recorde histórico

Até o fim do ano, o Estado espera comercializar 2 milhões de veículos seminovos
Mercado de seminovos avança em Minas Gerais e pode atingir recorde histórico
Somente em julho, as transações de usados e seminovos alcançaram 183,9 mil unidades, aponta a Assovemg | Crédito: Arquivo / Diário do Comércio / Alessando Carvalho

A venda de veículos seminovos segue avançando em Minas Gerais, com elevação de 15,9% em julho na comparação com o mês anterior. No período, foram 183,97 mil vendas, acumulando no ano 1,109 milhão de unidades comercializadas: 6,9% a mais do que nos sete primeiros meses de 2023. A média por dia útil chegou a 7,99 mil carros, 0,8% a mais do que no mês anterior. Os dados são da Associação dos Revendedores de Veículos do Estado de Minas Gerais (Assovemg).

Para o presidente da entidade, Glenio Junior, os resultados dos sete primeiros meses do ano são motivo de comemoração. “Já são quase 9 milhões de unidades vendidas em todo o País e, em Minas, alcançamos uma elevação expressiva de quase 20% em comparação ao mesmo mês do ano passado”, destaca.

A tendência, segundo ele, é o Brasil atingir a marca histórica de 15 milhões de veículos vendidos até o fim do ano. Em decorrência disso, Minas Gerais também tem tudo para bater recordes históricos “ano passado vendemos 1,4 milhão de veículos no Estado e para bater esse recorde buscamos ultrapassar a marca de 2 milhões de unidades até o fim do ano”, diz.

O último trimestre do ano é mais relevante em vendas, são meses com volume mais acentuados, isso com certeza vai contribuir muito para fechar com chave de ouro.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Na liderança entre os modelos mais vendidos, o Gol, da Volkswagen, segue na liderança em Minas Gerais – com 11.092 unidades comercializadas no mês de junho – seguido pelos modelos da Fiat Uno e Palio, que garantiram a terceira e quarta posição com 7.563 e 7.479 vendas respectivamente.

Veículos novos estão cada vez mais distantes da realidade dos brasileiros

Apesar de intensificarem ações promocionais nas concessionárias, o preço dos veículos zero quilômetro continua acima do orçamento da classe média em Minas Gerais. Segundo Glenio Junior, a população segue procurando a solução de melhor custo-benefício, que hoje está em seminovos de até 3 anos.

Esta faixa, inclusive foi líder em vendas no mês de julho. “A faixa que mais vendeu foi 0 a 3 anos com crescimento expressivo em Minas Gerais. Notamos que é um avanço substancial, pois além de mais baratos que veículos novos, os seminovos contam com baixa quilometragem, garantia de fábrica, além de parte das taxas pagas, como o IPVA”, argumenta.

Outro fator que pode ter contribuído para o avanço das vendas é a facilitação do crédito para financiamento por parte dos bancos. Em julho, segundo Glenio Junior, o volume de financiamento aprovado foi superior em relação ao mês anterior.

Já em Belo Horizonte, o aumento foi ainda mais expressivo do que no Estado. No mesmo período, a capital mineira comercializou 49.092 automóveis – um aumento de 16,9%, em relação ao ano passado.

No acumulado anual, a alta chegou a 11% com 307.804 seminovos vendidos nos seis primeiros meses de 2024 contra 277.210 durante o mesmo período de 2023. Volkswagen Gol e Fiat Palio lideram entre os mais vendidos com 2.017 e 1.938 unidades respectivamente.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas