Metrô de BH terá intervalos de 18 minutos para obras; veja quando

O intervalo de viagens do metrô de Belo Horizonte vai aumentar para 18 minutos entre os dias 4 e 21 de outubro. A mudança, válida durante todo o dia, exceto horários de pico, é necessária para a realização das obras de ampliação da Linha 2, segundo informou a concessionária Metrô BH nesta segunda-feira (29). Nos finais de semana e nos dias úteis fora do horário de pico, não estão previstas baldeações.
Como vai funcionar nos dias úteis, no horários de pico
- Haverá baldeação na Estação Calafate, nos dois sentidos (os clientes vão precisar descer do trem e embarcar em uma nova composição, a fim de continuar o percurso);
- Da Estação Vilarinho à Estação Calafate, o intervalo entre os trens será de 15 minutos;
- Da Estação Eldorado à Estação Calafate, o intervalo entre os trens será de 15 minutos;
- Para minimizar os impactos aos usuários, trens extras sairão de Vilarinho com destino à Estação Central, possibilitando um intervalo de 7,5 minutos para quem utilizar esse trecho;
- Os passageiros devem observar o letreiro, acima do parabrisa dos trens, antes de embarcar;
- Além disso, avisos sonoros e colaboradores do Metrô BH, assim como promotores, estarão presentes para orientar em qual composição os clientes deverão embarcar;
- Na Estação Gameleira, os trens irão passar em uma só via e é necessário que os clientes verifiquem a direção das composições antes de embarcar.
De acordo com a Metrô BH, a ampliação dos intervalos é reflexo da continuidade das obras de construção da Estação Nova Suíça, que fará parte da Linha 2 do sistema metroviário da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
“A concessionária vai realizar um ajuste na altura da via por onde circulam os trens. Esse ajuste faz parte do escopo das obras da Linha 2 e servirá para adequar as alturas da linha 1 com a nova Linha 2. As intervenções acontecerão de forma ininterrupta e, para isso, algumas alterações serão necessárias entre os dias 4 a 21 de outubro”, informou a Metrô BH em nota.
Para saber mais sobre as mudanças
As mudanças na circulação do metrô de BH podem ser acompanhadas no site oficial da empresa, bem como no Instagram oficial do modal (@metrobhoficial).
“Além disso, nas estações, as informações são disponibilizadas nas telas digitais e emitidas no sistema de sonorização. Comunicação visual física também é disponibilizada, a fim de reforçar o direcionamento de fluxo dos usuários. No local, também haverá funcionários à disposição para orientar os passageiros, além de promotores contratados para esta atividade”, reforçou a concessionária.
Horários e tarifas do metrô de BH
Atualmente, a tarifa do metrô de Belo Horizonte custa R$ 5,80. O horário habitual de funcionamento das bilheterias e estações do metrô é de 5h15 às 23h, todos os dias. Veja abaixo:
Intervalo (dias úteis)
- 7,5 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários;
- O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o da tarde das 16h30 às 19h.
Intervalo (aos sábados)
- 7,5 minutos das 6h às 8h30 e 15 minutos após as 8h30.
Intervalo (domingos e feriados)
- 15 minutos durante todo o dia.
Ouça a rádio de Minas