Economia

Executivo experiente no setor de transporte público assume Metrô de Belo Horizonte

Ronaldo Vancellote chega para substituir Guilherme Bastos Martins
Executivo experiente no setor de transporte público assume Metrô de Belo Horizonte
Crédito: Metrô BH / Divulgação

A concessionária que administra o metrô de Belo Horizonte – Metrô BH – tem novo CEO. Ronaldo Vancellote, executivo experiente no setor de transporte público, com mais de 30 anos de atuação em empresas de grande relevância nacional, foi anunciado como novo líder da empresa responsável pelo modal na capital mineira.

Vancellote chega para substituir Guilherme Bastos Martins, que deixou o cargo em Belo Horizonte para trabalhar em projetos do Grupo Comporte no metrô de São Paulo. A empresa arrematou a concessão do trem urbano da capital mineira no fim de 2022 com oferta de R$ 25,7 milhões.

“É com grande entusiasmo que assumo o cargo de CEO do Metrô BH. Agradeço a confiança do Grupo Comporte e me sinto honrado em poder contribuir para o desenvolvimento e a modernização do sistema metroviário de Belo Horizonte e Contagem. Nosso compromisso é oferecer um serviço de transporte público de alta qualidade, seguro, eficiente e acessível para todos os usuários”, destaca o novo CEO.

Ronaldo Vancellote, novo CEO do Metrô BH |
Crédito: Divulgação Metrô BH

Vancellote assume o cargo em meio a incertezas no andamento das obras do metrô de Belo Horizonte. Conforme publicado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO há alguns dias, as obras da linha 2 não têm data para começar.

A estimativa da concessionária de iniciar as obras de implantação da linha 2 neste mês, por exemplo, não será cumprida, uma vez que o processo ainda aguarda o licenciamento ambiental junto ao governo do Estado.

A previsão inicial era que as obras tivessem início neste mês e fossem concluídas até 2027, com operações efetivas em 2029, somando mais de 10,5 quilômetros de extensão, impactando a mobilidade urbana de cerca de 90 bairros da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e beneficiando aproximadamente 270 mil passageiros diariamente. Remoção de ocupações irregulares e desapropriações também estão previstas.

Leia a matéria completa: Obras da linha 2 do metrô de Belo Horizonte não têm data para começar

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas