Economia

Metrô de BH: Linha até o Barreiro entrará em operação em 2028

Obras para a construção da tão sonhada Linha 2 terão início em abril de 2024, segundo o CEO da Metrô BH, Guilherme Martins
Metrô de BH: Linha até o Barreiro entrará em operação em 2028
Foto: Charles Silva Duarte/Arquivo DC

A construção da Linha 2 do metrô de BH está prevista para começar em abril de 2024 e terminar em outubro de 2027. Com o cronograma de obras definido, a estimativa é que o novo trecho do modal, que ligará o bairro Nova Suíça ao Barreiro, entre em operação comercial em 2028.

As informações são do CEO da Metrô BH, Guilherme Martins. Em entrevista ao DIÁRIO DO COMÉRCIO, o diretor da concessionária responsável pelo modal disse que o primeiro passo já foi dado e o cadastramento das pessoas que serão desapropriadas para que a Linha 2 seja construída começou. Todas as famílias serão removidas até o dia 1º de março do próximo ano.

A nova linha do metrô de BH terá cerca de 10,5 quilômetros de extensão e sete estações para passageiros: Nova Suíça, Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, Mannesmann Vallourec e Barreiro. A ampliação do modal é aguardada pelos belo-horizontinos há décadas.

Além da Linha 2, a concessionária construirá uma nova estação, denominada Novo Eldorado, na Linha 1, que compreende atualmente os trechos entre Vilarinho e Eldorado. As 19 estações existentes também passarão por reformas, sendo que as intervenções nas dez primeiras terão início em dezembro deste ano e nas demais no terceiro mês de 2024, de acordo com Martins.

As intervenções prometem trazer melhorias para os usuários, solucionando, inclusive, problemas recorrentes, como a falta de iluminação nas estações e a lentidão do trem no trajeto percorrido. O modal, que já chegou a transportar 240 mil passageiros por dia e hoje atende algo em torno de 100 mil/dia, também poderá atender a mais pessoas, cerca de 270 mil/dia. Ainda segundo Martins, um plano de trabalho será executado para mitigar os impactos das obras às pessoas.

“Como boa parte das nossas estações tem uma área grande, vamos conseguir fazer igual reforma de shopping: coloca-se tapume e isola a área em obra. Estamos fazendo o planejamento para poder isolar setores das estações. Seria muito mais fácil fazer tudo de uma vez, porém faremos setorizados para poder o mitigar o impacto e o desconforto que vai causar ao usuário”, destacou.

Ainda conforme o CEO, o capex do projeto sofreu alteração devido à elevação do custo da construção. Ao longo dos 30 anos de duração do contrato de concessão, o investimento a ser realizado no modal estava estimado em R$ 3,7 bilhões, passando agora para R$ 3,9 bilhões.

Estudos em andamento para ampliação do metrô de BH em Contagem

A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), propôs ao governo de Minas Gerais que o metrô de BH se estenda até o encontro da Via Expressa com a avenida João César de Oliveira. Perguntado sobre a possibilidade, Martins ressaltou que existem estudos em andamento para o projeto. Seriam mais duas estações após o Novo Eldorado, em cerca de 4 km de extensão.

O senador Carlos Viana (Podemos-MG) defendeu que o metrô de BH seja ampliado para outras cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). De acordo com o parlamentar, com o cronograma definido, é o momento de buscar os recursos de financiamento com o governo federal para a expansão do modal até os municípios de Betim e Ribeirão das Neves.

Segundo Martins, no antigo estudo da Metrominas estava previsto levar o metrô até o cruzamento da Via Expressa com a João César de Oliveira e adiante seria implantado um VLT, o que exige um estudo de viabilidade. Já com relação a Neves, ele afirmou que desconhece estudos que projetam levam o metrô até a cidade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas