Economia

Metrô de BH reduz tempo de viagem entre estações após concessão do serviço

A Comporte, gestora do metrô, afirma que o tempo será reduzido ainda mais nos próximos meses
Metrô de BH reduz tempo de viagem entre estações após concessão do serviço
Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo Diário do Comércio

O Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), anunciou nesta sexta-feira, uma das primeiras melhorias implantadas após a concessão do serviço pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). O tempo médio das viagens entre a estação Eldorado, em Contagem, e a estação Central, em Belo Horizonte está reduzido de 25 minutos e 42 segundos para 18 minutos e 54 segundos.

No sentido contrário, entre a estação Vilarinho e a estação Central, também houve redução. Neste trajeto, o percurso, antes de 25 minutos e 42 segundos, foi para 25 minutos e 30 segundos. A empresa, aliás, afirma que o tempo será reduzido ainda mais nos próximos meses. Segundo o Grupo Comporte, a medida é para proporcionar um deslocamento cada vez mais rápido.

A concessão do serviço está concedida à iniciativa privada em dezembro de 2022. Desta forma, a concessionária Metrô BH é a responsável pela modernização e ampliação da Linha 1 e a conclusão da construção da Linha 2. A empresa também assume a gestão, operação e manutenção dos serviços pelo prazo de 30 anos.

Aporte financeiro para melhorias

O investimento previsto é de R$ 3,7 bilhões para melhorias e ampliações, com potencial para beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente. Os investimentos previstos, entretanto, são para melhorias e ampliações do serviço devem gerar, ao longo do contrato, mais de 28 mil empregos diretos e indiretos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas