Chinesa Midea inaugura fábrica de eletrodomésticos em Pouso Alegre

A chinesa Midea inaugurou oficialmente, nesta segunda-feira (9), uma fábrica de eletrodomésticos em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais. A unidade recebeu R$ 630 milhões em investimentos e é a primeira planta 100% própria da empresa no Brasil.
A companhia também tem complexos industriais em Manaus e Canoas, como Midea Carrier, uma joint venture com a Carrier. A unidade do Amazonas produz ar-condicionado residencial e micro-ondas, e a do Rio Grande do Sul fabrica ar-condicionado comercial.
Em operação desde agosto, a unidade mineira está focada, a princípio, em refrigeradores e lavadoras automáticas. A capacidade instalada de 1,3 milhão de produtos por ano: se divide entre 700 mil geladeiras e 600 mil máquinas de lavar. O CEO da Midea Carrier, Felipe Costa, diz que o desejo da empresa é alcançar o potencial máximo de produção em dois anos.
Fábrica em Minas deve gerar mil empregos
Ainda neste mês, a fábrica atingirá a marca de 700 colaboradores empregados. Para auxiliar no rump-up, o número de empregados deverá subir para mil no fim de 2025.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Conforme o executivo, ter um complexo como o de Pouso Alegre é importante para conseguir participar do mercado brasileiro de linha branca de forma competitiva no médio e longo prazo. “Deixamos de ser um player de meio de tabela para brigar no topo”, resume.
De acordo com ele, a Midea já ocupa o terceiro lugar no setor de eletrodomésticos no País, com cerca de 8% de participação no segmento de refrigeradores e entre 6% e 7% no de lavadoras, porém, está longe dos primeiros colocados e a intenção é alcançá-los.
“Sabemos que tem uma diferença para os líderes, mas nossa missão é justamente com esse investimento (na fábrica em Minas Gerais) e com os outros que estamos fazendo, em marca e distribuição, poder disputar a ponta lá na frente”, conclui Costa.
Expansão está nos planos da Midea
O mercado pujante brasileiro atraiu a Midea, que planejou a fábrica de Pouso Alegre para atendê-lo, contudo, a planta também pode servir de base para exportação. A empresa estuda oportunidades na América do Sul e até mesmo na América Latina, segundo o CEO.
Nos planos da multinacional ainda consta uma expansão do complexo e do portfólio de produtos. O executivo afirma que está em análise uma ampliação física e logística da unidade, que poderá receber armazéns logísticos e a instalação de novas linhas produtivas.
Pouso Alegre pode se tornar polo da indústria de eletrodomésticos
A cerimônia de inauguração oficial da nova fábrica da empresa chinesa contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio. O gestor público estadual destacou, em seu discurso, que ter marcas como a Midea em Minas Gerais traz credibilidade diante de investidores.
Outro presente na solenidade foi o prefeito de Pouso Alegre, Coronel Dimas, que realçou o fato de que a cidade também poderá ser beneficiada com a instalação de fornecedores da multinacional. De acordo com ele, algumas empresas já estão buscando terrenos na região.
O líder municipal ainda ressaltou a chegada da Midea pode transformar o município, conhecido como reduto farmacêutico e alimentício, em um polo da indústria de eletrodomésticos.
“Acredito que vamos nos tornar, porque a Midea é uma potência mundial. Temos aqui a produção de refrigeradores e máquinas de lavar e, certamente, outras linhas brancas virão para Pouso Alegre, como de fogões. Já tem conversas nesse sentido”, diz.
*O repórter viajou para Pouso Alegre à convite da Midea
Ouça a rádio de Minas