Economia

Valorização dos veículos usados em Minas Gerais sinaliza retomada do mercado

A valorização de 0,012% na categoria foi impulsionada, principalmente, pela demanda por este tipo de veículo no Estado
Valorização dos veículos usados em Minas Gerais sinaliza retomada do mercado
Foto: Divulgação Fenauto

A busca por veículos usados em Minas Gerais gerou uma valorização de 0,012% nos modelos desta categoria no mês de fevereiro. Os dados do Índice Webmotors apontam que o cenário no mercado mineiro apresenta recuperação após registrar queda de 0,228% no mês anterior, o que representou uma valorização do usado de 0,24 ponto percentual (p.p.) no comparativo mensal.

A CPO da Webmotors, Mariana Perez, aponta que os resultados obtidos trazem uma perspectiva positiva para o mercado de veículos usados no Estado. “Com relação a janeiro, observamos uma valorização da categoria, o que sinaliza uma demanda maior e um mercado mais aquecido no Estado”, completa.

O indicador de Minas também superou a média nacional, que fechou o último mês com uma variação negativa de 0,115%. Apesar do resultado negativo, essa é a menor desvalorização para a categoria de veículos usados no Brasil desde fevereiro de 2023.

Para a especialista, a valorização do modelo usado em Minas Gerais pode estar relacionada a uma demanda maior por essa categoria de veículos se comparado com o observado no restante do País. “Pode ser influenciada também por fatores regionais, como a composição do mix de veículos localmente”, sugere.

Ela ainda destaca que, apesar do índice negativo, a demanda também está aquecida no mercado nacional de veículos usados. No entanto, a categoria sofre influência pela oferta elevada em algumas praças. “Isso além dos ajustes nos preços diante do comportamento do consumidor e das estratégias das montadoras para comercializar estoques de modelos novos”, aponta.

O mercado nacional ainda registrou uma valorização de 0,103 p.p. frente ao observado no primeiro mês do ano (-0,218%). Já em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando o índice recuou 0,392%, a variação foi de 0,277 p.p. no comparativo.

“Com relação aos dados nacionais, vemos um comportamento semelhante de valorização do usado com relação a janeiro, porém menos acelerado do que o registrado em Minas Gerais”, diz.

Mariana Perez destaca que o resultado apresentado por Minas contribuiu para essa desvalorização menos acentuada no âmbito nacional, devido ao tamanho do mercado mineiro. “Este comportamento indica uma perspectiva positiva para o mercado automotivo no Estado”, analisa.

Perspectivas para o futuro do mercado

veículo usado
Foto: Charles Silva Duarte/ Diário do Comércio/ Arquivo

A CPO da Webmotors ainda ressalta que essa menor desvalorização registrada ao longo do mês de fevereiro no Brasil é mais uma evidência de um ano com perspectivas positivas para o mercado automotivo.

Ela aponta para o forte interesse do brasileiro em comprar ou trocar de carro em 2025. “Uma pesquisa que realizamos em janeiro apontou que quase 70% dos brasileiros pretendem fazer esse negócio este ano, sendo 37% ainda no primeiro semestre”, relata.

Dentre aqueles que pretendem trocar de carro nos próximos meses, Mariana Perez lembra que 66% afirmaram que devem buscar por um seminovo ou usado. Segundo ela, isso indica uma demanda aquecida por essa categoria ao longo do ano.

Quanto ao mercado mineiro de veículos usados, a especialista acredita que a valorização dessa categoria em Minas Gerais dependerá muito de como será a demanda por este tipo de veículo. “O interesse dos mineiros por alternativas mais acessíveis em meio às oscilações de preços dos carros novos pode contribuir para essa valorização”, completa.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas