Ministro da infraestrutura garante leiloar BR-381 e fracionar a CBTU em dezembro

O ministro da infraestrutura, Marcelo Sampaio, garantiu que os tão esperados leilões da BR-381 e da cisão da CBTU, do qual depende a expansão do metrô de Belo Horizonte, serão realizados até o fim de dezembro.
Sampaio fez uma espécie de balanço dos projetos e ações da Pasta em Minas Gerais. Citou as duas obras emblemáticas, que tiveram seus cronogramas questionados pelos jornalistas. E também falou de outras iniciativas, como concessões de aeroportos, rodovias e ferrovias.
“O Brasil é um país de dimensões continentais e sem dúvida nenhuma a sua infraestrutura é fundamental para tirar o País desse eterno gerúndio de um país em desenvolvimento e ser um país desenvolvido. E é isso que fizemos nos últimos três anos e meio. Olhamos para a infraestrutura de uma forma técnica, honesta e correta”, disse.
As confirmações acontecem a exatos 20 dias do segundo turno das eleições presidenciais. O líder do executivo federal, Jair Bolsonaro (PL), concorre ao pleito com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ontem, inclusive, o candidato pelo PT esteve na capital mineira participando de atos favoráveis a seu favor na região Centro-Sul da cidade. Horas depois, o candidato à reeleição usou as redes sociais para falar do projeto do metrô.
“Minas Gerais: metrô de BH. Ampliação da linha 1 e a construção da linha 2. Enquanto governos passados priorizavam obras em países vizinhos e envio do seu dinheiro para patrocinar ditaduras socialistas, o Governo Bolsonaro olha desde 2019 para as necessidades”, postou em sua conta no Twitter.
Sampaio detalhou o cronograma da BR-381. Disse que o projeto já se encontra no Tribunal de Contas da União (TCU) e que a expectativa é que o edital seja publicado no mês que vem e o leilão seja até 24 de dezembro. Já as obras ocorrerão a partir de 2023.
Quanto ao metrô, lembrou dos recursos federais que serão destinados à obra (R$ 2,8 bilhões), que o edital já foi publicado e o leilão está previsto para o dia 22 de dezembro. E as obras deverão ocorrer entre 2023 e 2024.

Com agenda intensa por Minas Gerais nesta segunda-feira (10), o ministro da Infraestrutura se reuniu com o governador Romeu Zema e o secretário de Infraestrutura Fernando Marcato pela manhã e agora segue juntamente com o governador para um almoço com o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe.
Em seguida, Sampaio partirá para Uberlândia (Triângulo), onde participa do Lançamento do Projeto de compra de materiais Rodante (locomotiva e vagão de celulose) da VLI. Também faz vistoria técnica da área operacional e das novas locomotivas e vagões da empresa.
Ouça a rádio de Minas