Economia

Modernização pode atrair novos negócios para aeroportos do interior de Minas

Terminais em Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Montes Claros, no Norte do Estado, serão transformadas em espaços estratégicos
Modernização pode atrair novos negócios para aeroportos do interior de Minas
O Aeroporto de Uberaba já recebeu diversos investimentos | Crédito: Divulgação Aeroporto de Uberaba

As áreas comerciais dos aeroportos de Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Montes Claros, no Norte do Estado, serão transformadas em espaços estratégicos para novos negócios com as obras em andamento de modernização dos aeródromos.

No Aeroporto de Uberlândia, por exemplo, haverá espaço para 19 lojas no futuro terminal de passageiros, em construção. Os empreendimentos serão distribuídos em 1.232 metros quadrados (m²), uma área 112% maior que a da instalação atual – que será desativada.

Já no Aeroporto de Montes Claros, o local destinado a acomodar e desembaraçar os viajantes que chegam e os que partem está sendo ampliado e, após a obra, terá uma área comercial 378% superior a atual. Serão 512 m² disponíveis para a ocupação de sete lojas.

No Aeroporto de Uberaba, também ocorre uma expansão do terminal de passageiros, que após ser modernizado, terá uma área 13% maior que a atual para abrigar empreendimentos. No total, serão 111 m² à disposição para receber quatro lojas.

A Aena Brasil, responsável por administrar os três aeroportos, realizará uma série de concorrências para selecionar quem vai ocupar os espaços. O gerente comercial de Varejo da operadora no País, Tiago Mangabeira Albernaz, destaca que o primeiro processo deve ser aberto no fim deste mês ou início do próximo. As empresas que possuem lojas nos locais também precisam participar das disputas caso queiram permanecer.

De acordo com ele, a intenção é que, até junho do ano que vem, todas as lojas estejam ocupadas. No mês mencionado está prevista a entrega oficial das obras de modernização – embora as intervenções possam ser finalizadas antes disso.

Marcas locais são um dos alvos da Aena

A modernização dos aeroportos mineiros integra um investimento de R$ 4,5 bilhões da Aena em 11 aeródromos brasileiros. Os aportes visam ampliar a capacidade operacional e transformar a experiência do passageiro, criando oportunidades para marcas que queiram se posicionar em ambientes de fluxo qualificado e potencial de consumo, segundo a gestora.

Ainda conforme a Aena, a expansão da infraestrutura física é acompanhada por uma reconfiguração completa dos espaços comerciais, que passam a incorporar um novo conceito de atendimento, serviços e experiência para o passageiro. Além das melhorias em pistas, pátios e áreas de embarque, os terminais ganharão oferta comercial ampliada, com marcas e serviços que reflitam os hábitos e expectativas dos viajantes.

Segundo Albernaz, o objetivo é que marcas fortes e marcas locais, incluindo as que comercializam produtos tradicionais de Minas Gerais, ocupem as lojas dos aeroportos de Uberlândia, Uberaba e Montes Claros. Ele afirma que as áreas serão ocupadas, por exemplo, por restaurantes, empórios, empresas do varejo, agências de viagens e salas vips.

O diretor comercial corporativo da Aena no Brasil, Juan José Sánchez, diz que a operadora busca oferecer aos passageiros uma experiência diferenciada, que una marcas reconhecidas, referências locais e inovação. “Nossa meta é transformar a oferta atual, trazer mais valor agregado ao passageiro e fazer dos nossos aeroportos pontos de encontro entre mobilidade, conveniência e identidade regional”, destaca.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas