Movimentação de passageiros do BH Airport cresce 27%

O aeroporto internacional de Belo Horizonte fechou o mês de outubro com um crescimento de 27% na movimentação de passageiros, em relação ao mesmo mês de 2023. Foram cerca de 1,177 milhão de pessoas que passaram pelo terminal, sendo quase o total – 95,7% – de passageiros de voos domésticos. Em média, foram realizadas 170 decolagens por dia. Os dados são da BH Airport, concessionária do aeroporto.
Ao longo de 2024, o terminal obteve um crescimento de 16,5% no número total de passageiros em relação aos dez primeiros meses de 2023, com 10,1 milhões de passageiros que embarcaram e desembarcaram no terminal. Novamente, a grande maioria – 95,3% – foi composta por passageiros de voos domésticos. Em média, foram realizados 4,7 mil pousos e decolagens em cada mês deste ano.
Os números do mês de outubro superaram levemente a expectativa da BH Airport, que havia estimado alta de 26% na movimentação de passageiros no décimo mês do ano.
O recesso escolar da Semana das Crianças, entre os dias 11 e 21 de outubro, a festa religiosa católica do Círio de Nazaré, que reúne dois milhões de fiéis no segundo domingo de outubro, em Belém (PA), e a Oktoberfest, festival de cerveja que acontece durante todo o mês em Blumenau (SC), contribuíram para a alta da movimentação.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ao todo, foram 10,5 mil pousos e decolagens em outubro, o que também representa um crescimento de 21,5% na comparação ano a ano. O maior trânsito de pessoas e aeronaves no terminal segue uma tendência do ano, que registra crescimento marcante no tráfego de passageiros.
Antes de outubro, o período de janeiro a setembro foi o de maior movimentação da história do aeroporto belo-horizontino. O resultado do acumulado deste ano, inclusive, quase alcançou – com dois meses de antecedência – a movimentação registrada em todo o ano passado, de 10,5 milhões de pessoas.
Impulsionado por feriados da Proclamação da República (15) e Consciência Negra (20), a BH Airport estimou, até o final do mês de novembro, uma movimentação de 1,1 milhão de pessoas no terminal. O volume representa um crescimento de 27% em relação ao mesmo mês em 2023. A concessionária do aeroporto prevê que o penúltimo mês do ano terá cerca de 9,7 mil pousos e decolagens, 24% acima do que o registrado em novembro do ano passado.
O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, ressaltou que feriados e a aproximação do fim do ano contribuem para o aumento da movimentação. “Às vésperas de feriados e do fim do ano, fortalecemos nossa operação para receber a todos com eficiência e qualidade”, afirma Côrtes. Em novembro, o aeroporto passou a contar com a rota BH – Divinópolis, operada pela companhia Azul Linhas Aéreas em dois voos diários.
Ouça a rádio de Minas