Economia

Movimento do Dia das Mães fica abaixo das expectativas

Vendas aumentaram, mas crescimento esperado era maior
Movimento do Dia das Mães fica abaixo das expectativas
Crédito: Adobe Stock

O Dia das Mães aquece, naturalmente, o setor de restaurantes. Para muitos empresários, é a melhor data do ano em termos de faturamento. Consulta da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) com empresários do setor apontou um crescimento de 5% a 10% no faturamento em relação à mesma data do ano passado. Um crescimento menor do que os 15% esperados para este ano. Em relação a um domingo típico, o aumento foi de 30% a 50%.

“Embora tenhamos observado um crescimento nas vendas em relação ao ano passado, ficamos um pouco aquém das expectativas estabelecidas pelos empresários do setor. Neste ano, estamos sentindo que o consumidor tem dosado os gastos, mesmo em datas comemorativas. No entanto, é encorajador ver que, em comparação a um domingo típico, os estabelecimentos apresentaram um desempenho positivo”, diz Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

Fernando Júnior, da churrascaria Porcão, estava bastante otimista com a data. Ele conta que ampliou um salão para disponibilizar mais mesas no último domingo, como forma de evitar que a clientela fosse embora em função das filas de espera. “Também vendemos voucher com desconto no nosso site do Clube do Porcão para clientes que chegassem após 14h. O movimento foi melhor, mas não superou nossas expectativas. Conseguimos um ticket médio maior, mas nossa ideia era aumentar o giro de clientes. A soma das estratégias deu um resultado positivo, mas menor do que eu esperava”, conta. A casa faturou 10% a mais com relação ao ano passado. 

Para Henrique Passini, proprietário do restaurante italiano Est! Est! Est!, no bairro Funcionários, o movimento foi muito bom. “Porém, um pouco abaixo das expectativas. Poucas pessoas saem sem reservas num dia como o das mães. Então, acaba que a gente não registra o giro normal de um domingo”, explica. 

“Tínhamos reservas esgotadas para o almoço, mas para o jantar a casa tinha vagas. Mas não abríamos aos domingos e agora estamos abrindo. Por ser novidade, pode ter sido esse o motivo de não esgotarmos as reservas da noite”, completa. Passini registrou um faturamento 40% maior que o Dia das Mães de 2022. “A abertura da casa à noite favoreceu o crescimento. O fim da pandemia também. Até o ano passado, muita gente ainda temia sair”, conta.

Delivery

Já no Restaurante do Porto, especializado em comida portuguesa, no centro de Belo Horizonte, o movimento superou as expectativas. O registro foi uma alta de 40% no faturamento em relação ao ano anterior. A casa, que comporta 200 pessoas, chegou a receber 800 e registrou um aumento no faturamento de quase 10% de vendas na modalidade presencial com relação a 2022. 

Mas o destaque foi o delivery. “Ofertamos um desconto de 20% no cardápio para as famílias que pediram nossos pratos e para as que vieram presencialmente, oferecemos uma foto impressa da família no restaurante”, conta Leonardo Duarte, proprietário da casa. “A modalidade delivery veio para ficar. É uma opção para quem opta pela comodidade. Não enfrenta fila, não precisa fazer reserva e conta com a mesma qualidade do nosso restaurante”, finaliza Duarte.

O que vem por aí

Fernando Júnior, do Porcão, conta que a atenção agora volta-se para o Dia dos Namorados. “Este ano a data cairá numa segunda. Dia da semana que nem abrimos, mas vamos abrir e aguardar os casais”, revela. Para o Porcão, o movimento melhor do ano é esperado ainda para o Dias dos Pais.

“Estamos satisfeitos que o pessoal está tirando as mães de casa, dando presente para os namorados e sabemos que com os pais não será diferente. Os pais gostam muito de churrasco. Nos outros anos, foi a data de maior faturamento da nossa casa e acredito que não será diferente este ano”, completa.

Para Passini, o Dia dos Namorados é uma incerteza. “Esse ano vai cair numa segunda, vamos ver como será”, disse. No Restaurante do Porto, Leonardo conta que a data ocupa a quarta melhor da casa e é mais um momento para a alta do faturamento.

A visão mais positiva é compartilhada pelo presidente da Abrasel. “Neste ano a celebração cai numa segunda-feira, o que ajuda a estender o bom resultado do fim de semana e a lotar bares e restaurantes em um dia atípico, o que é excelente para o setor”, completa Solmucci.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas