MRS investe cerca de R$ 500 milhões em locomotivas

A MRS Logística está investindo cerca de R$ 500 milhões na aquisição de 30 novas locomotivas da série Evolution. O negócio com a Wabtec Corporation foi oficializado e as primeiras entregas estão previstas para este ano. A compra faz parte da estratégia de renovação da frota ferroviária da companhia e reforça a relação de quase 30 anos entre as duas empresas.
Conforme informações da MRS, as locomotivas do modelo ES44ACi são equipadas com motores Evolution Series Diesel e produzem 4,5 mil cavalos de potência com apenas 12 cilindros e foram lançadas em 2022.
O motor eletrônico a combustão interna de quatro tempos com turboalimentação proporciona maior eficiência energética e menores emissões, graças a um projeto focado em eficiência térmica da combustão combinada com um sistema de resfriamento de ar de dupla admissão.
Conforme o presidente da MRS Logística, Guilherme Segalla de Mello, a renovação da frota é crucial para que a empresa tenha ainda mais eficiência e segurança no transporte de cargas.
“Ao utilizar uma frota moderna de locomotivas, promovemos uma melhor eficiência energética no transporte ferroviário e contribuímos para aprimorar a logística do nosso País”, diz.
Sustentabilidade
Ele afirma que a ferrovia já é um modal mais sustentável e que, mesmo assim, a empresa empenhou todos os esforços para que obter a menor emissão de gases possível nas operações, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
“A parceria está alinhada aos compromissos regulatórios assumidos pela MRS junto ao governo federal, em uma soma de esforços entre os setores público e privado, que gera mais eficiência para o modal e, ao mesmo tempo, fomenta a indústria ferroviária”, destaca.
De acordo com a empresa, a tecnologia da ES44ACi está alinhada com o impulso global em direção a práticas mais sustentáveis, já que a locomotiva proporciona uma redução de emissões de cerca de 5% em comparação com sua antecessora, a AC4400.
Ainda segundo a MRS, os materiais de alta resistência utilizados na produção também aumentam significativamente os intervalos de manutenção em cerca de 28%, reduzindo os custos operacionais ao longo do ciclo de vida da locomotiva.
“Estas locomotivas ES44ACi de ponta oferecem alto desempenho e maior confiança, além de reduzir as emissões de CO2”, diz o presidente e líder regional da Wabtec América Latina, Danilo Miyasato. “Este contrato de longo prazo evidencia nossa visão de uma rede ferroviária mais ecológica para o Brasil”, frisa.
Ouça a rádio de Minas