Economia

MRS anuncia nova frente logística e investe R$ 1,5 bilhão em operação hidroviária

Estrutura multimodal pode diminuir custos para exportação de itens brasileiros, além de diminuir a emissão de CO2 das operações de logística
MRS anuncia nova frente logística e investe R$ 1,5 bilhão em operação hidroviária
Foto: MRS/Divulgação

A MRS Logística acaba de criar a MRS Hidrovias, uma nova frente operacional voltada à integração entre ferrovia e navegação interior. Com investimento estimado em R$ 1,5 bilhão, o projeto marca a entrada da companhia no transporte hidroviário e será executado de forma faseada nos próximos anos. A rota visa integrar a região Centro-Oeste do País à ferrovia localizada em Pederneiras, em São Paulo, para aproximar produção agrícola brasileira dos portos exportadores.

Segundo a empresa, a iniciativa prevê a aquisição e operação de comboios formados por empurradores e barcaças, além da construção de dois novos terminais: um Terminal Hidro Rodoviário em São Simão, em Goiás, e um Terminal Multimodal em Pederneiras. Este último será preparado para movimentar cargas por hidrovia, ferrovia e rodovia.

Fluxo logístico da carga, desde sua origem até o Porto de Santos
Fluxo logístico da carga, desde sua origem até o Porto de Santos | Imagem: Divulgação MRS

A operação vai integrar também a Hidrovia Tietê-Paraná, uma rota estratégica para o escoamento de grãos, celulose e outros produtos provenientes de Goiás, Mato Grosso do Sul e regiões próximas. Segundo a MRS, a operação multimodal deve reduzir custos estruturais e fortalecer a competitividade do agronegócio nacional ao combinar a robustez da ferrovia com a eficiência da navegação interior.

Eficiência operacional e ganhos ambientais

Além da diminuição de custos, conforme a MRS, o modelo integrado permitirá redução de até 71% nas emissões de CO₂ por tonelada transportada, em comparação ao modal rodoviário. Na fase inicial, os terminais terão capacidade para 2,3 milhões de toneladas por ano, podendo chegar a 4 milhões com a expansão prevista.

A estrutura da MRS Hidrovias será composta por:

  • píeres
  • armazéns
  • silos
  • sistemas de carregamento e descarga de barcaças
  • caminhões e vagões
  • novas linhas férreas conectadas à malha já operada pela MRS

O terminal de São Simão, recentemente adquirido, passará por adequações estruturais e operacionais para otimizar o transbordo e a formação dos comboios. A previsão é que ambos os terminais entrem em operação no primeiro trimestre de 2027.

Integração logística e geração de empregos

O corredor São Simão – Pederneiras vai ampliar a conectividade entre o interior do Brasil e o Porto de Santos, principal via de exportação do país. O empreendimento deve gerar cerca de 3.700 empregos diretos e indiretos durante as obras e 1.200 postos permanentes na fase de operação.

A companhia também planeja implantar sistemas automatizados de controle, monitoramento ambiental e supervisão remota das operações.

Para o presidente da MRS Logística, Guilherme Segalla de Mello, o projeto representa um avanço na integração logística nacional.

“Mais do que ampliar nossa capacidade de transporte, estamos contribuindo para a eficiência da logística nacional. Abrimos fronteiras para levar a excelência da MRS para outros modais, integrando o Brasil por estradas, trilhos e águas, permitindo que nossos clientes usufruam do melhor que os três modais têm a oferecer por meio de um único fornecedor logístico”, afirmou.

Com quase três décadas de operação e 1.643 quilômetros de malha ferroviária em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a MRS transporta cerca de um terço de toda a carga ferroviária do país e 20% das exportações brasileiras, conectando regiões produtoras a polos industriais e aos portos do Sudeste.

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