Economia

Norsk Renewables abre processo para venda de nove usinas solares em Minas Gerais

As operações estão concentradas em Uberlândia e São Gotardo, no Triângulo Mineiro, além Piumhi, no Centro-Oeste de Minas
Atualizado em 24 de novembro de 2025 • 20:13
Norsk Renewables abre processo para venda de nove usinas solares em Minas Gerais
Foto: Divulgação/Norsk Renewables

A geradora de energia norueguesa Norsk Renewables iniciou nesta segunda-feira (24), o processo de venda de nove usinas solares em Minas Gerais. As operações, concentradas em Uberlândia e São Gotardo, no Triângulo Mineiro, além Piumhi, no Centro-Oeste de Minas, totalizam 27,7 megawatts-pico (MWp).

Das nove usinas solares, oito se encontram em operação e uma está prevista para começar a funcionar nos próximos meses. A transação inclui 100% da participação societária nos ativos que contam com contratos de longo prazo com a Órigo Energia e estrutura de financiamento de estimada em R$ 80 milhões.

As operações da geradora se enquadram no portfólio de geração distribuída (GD1), que garante isenções tarifárias até 2045 para o potencial comprador. O benefício é citado como um importante reforço de competitividade, que promete elevar os aportes nos empreendimentos, cujo valor de comercialização ainda não foi divulgado.

Em comunicado, a Norsk Renewables afirmou a intenção de investir em novos empreendimentos de energia renovável. A venda do atual portfólio é considerada como estratégica para alocação de capital e reforço de foco estratégico na promoção da descarbonização.

Os ativos comercializados são controlados pela Nordic Impact Cooperation (NIC) – plataforma de propriedade da Norsk Renewables, junto a Norfund e Finnfund. A transação é conduzida com o apoio exclusivo de assessoria financeira e estratégica da Clean Energy Latin America (Cela), consultoria especializada em energia limpa, transição energética e descarbonização.

O conjunto de usinas possui contratos de longo prazo de aquisição de créditos de energia (offtake agreements) com a Órigo Energia, a maior empresa de geração e distribuição compartilhada de energia solar de Minas Gerais. Com a permanência do contrato com a Órigo, a Norsk destaca que a venda de operações não afetará os serviços prestados a nenhum consumidor.

Empresa acumula 1 gigawatts (GW) em projetos com forte atuação no Estado

Dentre os projetos comercializados, está o Origo I, em Uberlândia, com 18 MW de potência divididos em 6 localidades, todas já operando sob contratos de longo prazo. Em São Gotardo, a usina tem capacidade de 15 MW em um cluster composto por 4 operações.

Segundo a empresa, os projetos passaram por uma rigorosa avaliação de impacto legal, ambiental e social, seguindo o protocolos que promovem a eficiência energética e a sustentabilidade. As usinas solares entraram em operação comercial no 4º trimestre de 2023 e no 1º trimestre de 2024.

Com sede na Noruega, a Norsk Renewables é uma provedora de energia renovável e acumula atualmente mais de 1 gigawatts (GW) em projetos de energia solar e eólica. Nos últimos anos, a empresa segue ampliando a oferta comercial para incluir projetos de armazenamento de energia, alinhados à sua estratégia de substituir 100% do consumo produzido pelos clientes por fontes renováveis.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas