Economia

Novas mudanças são propostas para o Rodoanel Metropolitano

Novas mudanças são propostas para o Rodoanel Metropolitano
Crédito: Mara Bianchetti

Os municípios de Contagem, Esmeraldas, Ribeirão das Neves, Betim, Sarzedo, Ibirité e Brumadinho estão propondo mais uma alteração no projeto do Rodoanel Metropolitano proposto pelo governo do Estado.

Em audiência pública realizada nesta tarde (4), em Betim, prefeitos e outras autoridades políticas das referidas cidades apresentaram o traçado que consideram mais adequado para a região do Médio Paraopeba. A principal reivindicação dos municípios diz respeito ao fato de o traçado cortar bairros já consolidados das cidades – especialmente Betim e Contagem. Isso inclui a Área de Proteção (APA) Várzea das Flores, localizada entre os dois municípios da região metropolitana.

Os dois projetos até então propostos pelo Estado preveem que o corredor viário passe dentro da unidade de preservação, causando, segundo os prefeitos, impactos irreversíveis não apenas sob o ponto de vista ambiental, mas também social, uma vez que interfere em bairros já consolidados por meio da desapropriação de milhares de imóveis.

“Essa é a obra do século da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ninguém aqui é contra o Rodoanel, obra que vai reestruturar toda a região e pode abrir novas fronteiras, atrair investimentos e ordenar o crescimento e o desenvolvimento. Mas o traçado precisa ser reformulado. Estamos propondo um projeto moderno com três pistas e outras benfeitorias. Nosso projeto contempla ainda aspectos econômicos e sociais, com a redução nos custos de desapropriações e o baixo impacto social. Serão criadas interligações entre as rodovias 381, 262 e 040, que atrairão investimentos, diversificarão o parque logístico e também preservarão o meio ambiente”, resumiu o anfitrião e prefeito de Betim, Vittorio Medioli.

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O projeto, recentemente atualizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), prevê investimentos da ordem de R$ 5 bilhões, dos quais R$ 3,07 bilhões serão provenientes do acordo bilionário entre o governo mineiro e a Vale para reparação dos danos causados pelo rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), ocorrido em 2019. A extensão é de cerca de 100 quilômetros.

Já o projeto dos municípios prevê investimentos da ordem de R$ 3,5 bilhões e extensão de 113 quilômetros.

O argumento de que o projeto do governo para o Rodoanel Metropolitano além de mais oneroso, prejudicaria as cidades da região Médio Paraopeba, foi reafirmado pelos demais prefeitos presentes na audiência pública.

A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), foi enfática ao dizer que é totalmente contra a proposta do governo estadual e a prefeitura não deixará que o Rodoanel Metropolitano atravesse a Várzea das Flores. “A proposta do Estado é tão inviável que vai terminar em disputas judiciais. E a prefeitura de Contagem será a primeira a acionar a justiça”, afirmou.

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