Com 238 novos locais de fiscalização, BH vai chegar a 538 radares eletrônicos

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) terá 538 locais de fiscalização de trânsito, representando um aumento de 79% na quantidade de radares eletrônicos implantados na cidade. Atualmente, a Capital conta com 300 equipamentos em operação, somando 717 faixas de trânsito fiscalizadas. A partir dos novos contratos de fiscalização eletrônica, este número será ampliado para 1.363 faixas.
Firmados em julho de 2024, os novos acordos têm vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado até o limite de 10 anos. O investimento total será em torno de R$ 119,5 milhões com um custo mensal estimado de R$ 1,9 milhão até 2029, valor inferior ao preço pago por mês nos contratos anteriores, que era de R$ 2,1 milhões.
“Vamos substituir integralmente todos os contratos firmados em 2017 e 2020, porém, com um pequeno acréscimo do número total de faixas fiscalizadas,” explicou a PBH por meio de nota. Os acordos antigos, que previam 1.232 faixas fiscalizadas, serão superados pelos novos contratos que abrangem 1.363 faixas.
Implantação dos radares eletrônicos
Os contratos foram assinados com diferentes empresas, cada uma responsável por um lote específico de faixas fiscalizadas. Veja as faixas e as empresas responsáveis:
- Lote 1: Eliseu Kopp & Cia Ltda., com 476 faixas;
- Lote 2: Splice Indústria, Comércio e Serviços Ltda., com 442 faixas;
- Lote 3: Consórcio Trânsito Seguro (Sitran + GCT), com 445 faixas;
- Lote 4: Tivic Tecnologia e Informação Ltda., que irá apoiar com a tecnologia nas faixas fiscalizadas.
Ainda por meio de nota, a PBH ressaltou que “os equipamentos podem ser implantados e realocados dentro do prazo do contrato, seguindo a avaliação e estudos dos locais com maior necessidade de fiscalização”.
As obras de infraestrutura já começaram, e a previsão é que os novos radares estejam totalmente operacionais dentro do prazo contratual, ou seja, até 2029. No entanto, a maior parte dos equipamentos deve ser instalada ainda em 2025.
Segundo a PBH, os radares serão instalados em locais estratégicos, identificados por estudos de trânsito como os mais críticos para acidentes e infrações. Os equipamentos serão capazes de fiscalizar diversas infrações como excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, conversões proibidas, entre outras.
Histórico de ocorrências de trânsito
Conforme dados do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais, as vias com maior número de ocorrências de trânsito registradas desde janeiro de 2014 até junho de 2024, em Belo Horizonte, são as avenidas:
- Cristiano Machado (com 31.211 ocorrências na última década),
- Contorno (20.415),
- Amazonas (20.003),
- Presidente Antônio Carlos (17.664)
- e Afonso Pena (9.557).
Objetivos e impacto na segurança viária
Segundo a PBH, desde a implantação da fiscalização eletrônica pela BHTrans em 1999, Belo Horizonte tem registrado uma significativa redução nos acidentes de trânsito. “O número de vítimas fatais registrado nos boletins de ocorrência reduziu 67%, passando de 392, em 1999, para 131, em 2022. Já o número de atropelamentos caiu de 4.488 para 1.277, no mesmo período”, disse o Executivo municipal, por meio de nota.
O principal objetivo do órgão com a instalação dos novos radares é continuar reduzindo os acidentes e mortes no trânsito. “A fiscalização eletrônica não é o único fator responsável pela redução das mortes, mas ela atuou em conjunto com melhorias na qualidade dos projetos viários, campanhas educativas, alterações na legislação de trânsito e incorporação de novas tecnologias nos veículos,” destacou a prefeitura.
A expectativa é que a queda nos índices de acidentes e fatalidades continue nos próximos anos, contribuindo para um trânsito mais seguro e eficiente em Belo Horizonte. “Com o respeito contínuo à sinalização e às regras de trânsito, o número de autuações tende a ser menor, beneficiando toda a população,” concluiu a PBH.
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