OMC dá perspectiva sombria para comércio global e vê ameaça de vírus

17 de fevereiro de 2020 às 16h11

img
Crédito: REUTERS/Denis Balibouse

Bruxelas – O crescimento do comércio global de mercadorias deve permanecer fraco no início de 2020, disse nesta segunda-feira (17) a Organização Mundial de Comércio (OMC), acrescentando que o desempenho abaixo da tendência pode ser reduzido ainda mais pelo novo coronavírus.

O órgão comercial divulgou que o indicador de comércio de mercadorias caiu para 95,5 ante leitura de 96,6 registrada em novembro. Leituras inferiores a 100 indicam crescimento do comércio abaixo das tendências de médio prazo.

Para a OMC o novo número não leva em consideração os desenvolvimentos mais recentes, como o surto do novo coronavírus, que pode diminuir ainda mais as perspectivas do comércio.

O comércio mundial de mercadorias caiu 0,2% ano a ano no terceiro trimestre de 2019, informou a OMC, com uma possível retomada no quarto trimestre.

No entanto, os novos dados indicaram que essa recuperação não será sustentada, com um declínio agora parecendo provável no período de janeiro a março de 2020.

O indicador de perspectivas comerciais da OMC é um composto de dados sobre pedidos de exportação em pesquisas de negócios, frete aéreo, transporte de contêineres, produção e vendas de automóveis e comércio de componentes eletrônicos e materiais agrícolas, principalmente madeira.

Ele foi projetado para identificar pontos de virada e avaliar o ímpeto do crescimento do comércio global, em vez de fornecer uma previsão específica de curto prazo.

(Reuters)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail