Economia

Onda de calor em BH aquece venda de ventiladores; demanda cresce 50%

Elevação das temperaturas na Capital, com máximas acima de 35 °C, amplia demanda por consertos e vendas e acompanha alta nacional no consumo
Onda de calor em BH aquece venda de ventiladores; demanda cresce 50%
Foto: Divulgação / Casa do Vento

A onda de calor registrada em Belo Horizonte no fim de dezembro tem impactado diretamente o comércio de ventiladores na Capital. Lojas especializadas relatam aumento de pelo menos 50% na procura por consertos e compra de novos equipamentos, movimento associado ao uso intensivo dos aparelhos durante as altas temperaturas persistentes.

No comércio de reparos, o sócio da Eletro Carneiro, loja de consertos e vendas de ventiladores no Centro de BH, Alessandro Carneiro, afirma que a demanda cresceu logo após o Natal. Segundo ele, a partir da sexta-feira (26) seguinte à data, a loja passou a receber clientes de forma contínua.

“Depois do Natal, a procura por consertos de ventiladores aumentou muito. Aqui na loja, têm aparecido clientes trazendo o ventilador para consertar o tempo todo”, diz.

Carneiro explica que o aumento do uso acaba provocando falhas nos equipamentos ou faz com que moradores se lembrem de aparelhos parados em casa e busquem o reparo para enfrentar o calor. De acordo com Carneiro, houve aumento de no mínimo 50% no movimento da loja, considerando tanto consertos quanto vendas.

O crescimento também é observado nas vendas. Para o gerente de vendas da Furacão Ventiladores, Paulo Leandro Coelho, a procura pelos produtos aumentou cerca de 50% nas últimas semanas. Segundo ele, a demanda ocorre tanto nas lojas físicas quanto nos canais de atendimento remoto. “Estamos trabalhando muito para abarcar essa demanda”, afirma.

Coelho acrescenta que muitos consumidores entram em contato por telefone para verificar o funcionamento dos modelos e a disponibilidade em estoque.

O movimento local acompanha uma tendência nacional. Dados divulgados pela Shopee indicam que as vendas de ventiladores na plataforma cresceram 127% em todo o País em dezembro, na comparação com novembro de 2025. O ventilador de mesa lidera as vendas, seguido por modelos portáteis, de coluna, turbo, de teto e de torre, o que demonstra a busca por diferentes soluções para amenizar o calor.

Onda de Calor em Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, o aumento da procura coincide com a atuação de uma massa de ar quente que provocou uma onda de calor de intensidade moderada a forte, conforme alerta da Defesa Civil municipal. O órgão informou que as temperaturas ficaram em torno de 33 °C no período da tarde desde o dia 26 até terça-feira (30), com registros ainda mais elevados em algumas regionais.

Dados consolidados das estações meteorológicas indicam que, durante o período da onda de calor, a Capital registrou algumas das maiores temperaturas de 2025. Nos dias 7 de outubro e 28 de dezembro, a estação de Venda Nova marcou 35,5 °C, o maior índice do ano. Na mesma regional, os termômetros chegaram a 35,2 °C em 26 de dezembro, 35,1 °C em 29 de dezembro e 35,0 °C em 27 de dezembro.

Diante do cenário, a Defesa Civil de Belo Horizonte orienta a população a adotar medidas de prevenção. Entre as recomendações estão:

  • manter a hidratação;
  • evitar exposição direta ao sol entre 10h e 16h;
  • reduzir esforços físicos;
  • manter os ambientes arejados;
  • optar por refeições leves;
  • e evitar bebidas alcoólicas.

O órgão também alerta para que crianças, idosos e pessoas doentes não permaneçam em veículos expostos ao sol.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas