Economia

Orguel registrou crescimento de 30% em 2023 e estima alta de 20% para 2024

Em 2023, empresa registrou expansão de 30%, com destaque para a alta de 34% no Ebitda frente ao ano anterior
Orguel registrou crescimento de 30% em 2023 e estima alta de 20% para 2024
Crédito: Reprodução / Instagram

Ancorada nos investimentos em máquinas e equipamentos para locação, aprimoramento dos processos operacionais e melhoria nas soluções de engenharia, a Orguel registrou crescimento de 30% no ano de 2023. Um dos destaques do resultado do ano passado foi a elevação de 34% no Ebitda indicando não apenas um superávit em receita, mas também uma melhoria na eficiência dos processos operacionais.

“Entre 2014 e 2019 o mercado de construção sofreu muito. Desde 2020 viemos mantendo um crescimento superior a 30%. Para este ano estimamos manter uma taxa de incremento em torno de 20%, confiantes em um 2024 promissor, pois estamos em um patamar no qual é difícil manter o mesmo nível de alta da ordem de 30%, ano após ano. Afinal de contas, somos um jovem de atuação nacional com mais de 60 anos”, brincou.

O crescimento em 2023 esteve alinhado com a expansão dos anos anteriores e refletiu tanto a robustez dos setores de construção, indústria, mineração e infraestrutura, onde a empresa atua, mas também a melhoria dos processos comerciais da Orguel, afirmou o presidente da empresa, Sérgio Guerra. Os principais clientes da empresa são os da construção civil (edificações residenciais/obras industriais), mineração e obras de infraestrutura, que continuam mantendo o crescimento da companhia estável desde 2020.

Ainda segundo Guerra, a empresa investiu fortemente em máquinas e equipamentos para sua frota de locação, inclusive no aprimoramento dos processos operacionais. “Apostamos em um novo sistema de locação que vai permitir melhores processos e maior agilidade, com uma plataforma mobile, utilizando 3D e realidade virtual para nos colocar na vanguarda em termos de engenharia. Já fizemos também o investimento no BIM (Building Information Modeling) que irá propiciar melhoria nas soluções de engenharia”, enumerou. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Outro ponto de destaque nos investimentos da Orguel, segundo o  presidente, foi o direcionamento para tecnologias emergentes, como a realidade virtual e a realidade aumentada. “São tecnologias que não apenas agregam valor aos serviços oferecidos pela empresa, como também permitem ao cliente uma melhor visualização e planejamento das soluções inseridas nas obras”, explica.

De acordo com o empresário, a Orguel está passando por uma transformação significativa em sua abordagem de mercado, com a empresa não se limitando apenas à locação de equipamentos, mas também se especializando cada vez mais em oferecer soluções completas de engenharia para seus clientes. “Dentro desse cenário buscamos oferecer desde o planejamento, execução de projetos customizados até a manutenção e suporte técnico in loco”, afirmou.

 As perspectivas para os próximos anos são otimistas para a empresa, segundo Sérgio Guerra. “Com diversas novas obras previstas em todo o País, a empresa está bem posicionada para continuar sua trajetória de crescimento. Além disso, a contínua inovação tecnológica e o foco em soluções de engenharia contribuem para solidificar ainda mais a posição da Orguel como um dos líderes do setor. Nosso negócio é, com as nossas soluções, ajudar o cliente a ser mais eficiente, rápido e seguro”, afirma.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas