Economia

Óticas, cinemas e lojas de brinquedos têm alta nas vendas durante as férias escolares

Circulação de crianças e adolescentes na cidade aumenta neste período, impulsionando as atividades do setor de comércio e serviços da capital mineira
Óticas, cinemas e lojas de brinquedos têm alta nas vendas durante as férias escolares
Período é propício para exames médicos, dentre eles, as consultas oftalmológicas, que ajudam a fomentar as vendas de óculos em óticas da Capital | Foto: Site Adobe Stock

Um levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) revela que, com o início oficial das férias escolares em Belo Horizonte, a circulação de crianças e adolescentes na cidade aumenta, impulsionando as vendas do setor de comércio e serviços da capital mineira.

Durante esse período, serviços de entretenimento costumam ser mais procurados, assim como segmentos comerciais, dentre eles:

  • cinemas,
  • teatros,
  • parques,
  • restaurantes,
  • lojas de brinquedos,
  • papelarias
  • e óticas.

Com a agenda ficando mais tranquila durante as férias, muitos pais aproveitam o período para realizar exames de rotina nos filhos, dentre eles, o oftalmológico. Desta forma, a procura por novos óculos corretivos aumenta. De acordo com o proprietário da rede de óticas Centro Visão, Fernando Cardoso, as vendas devem crescer cerca de 10%. O estabelecimento está localizado no Centro da cidade.

Leia também: Shoppings de Belo Horizonte têm programação especial para as férias de julho

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“No ano passado, registramos um aumento de 9,5% no período. Os destaques foram para as lentes oftalmológicas (10,4%), armações (12,7%) e óculos solar (3%). Nossa expectativa é bastante positiva para este ano”, pontua. 

Liquidações de inverno também fomentam vendas

Aliando as férias escolares às tradicionais liquidações de inverno, muitas famílias aproveitam para renovar o guarda-roupas a preços mais acessíveis, conforme destaca a proprietária da loja de vestuário Simone Modas, no Centro de BH, Jacqueline Bacha.

O período é visto como uma oportunidade para adquirir itens de inverno com descontos e antecipar compras de verão, impulsionando as vendas de produtos como casacos, mantas, toalhas e roupas leves.

“As mudanças climáticas são uma realidade que o varejo precisa se adaptar para não ter perdas. Com essa adaptação e oferta de produtos mais adequados, as margens de prejuízo com mercadorias tendem a diminuir”, explica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

Cuidados para evitar a inadimplência

Apesar do aumento nas atividades de lazer e das promoções, a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, alerta para a cautela com os riscos de inadimplência durante o período de férias.

“O ideal é que o investimento com a diversão não ultrapasse 20% do orçamento e, se possível, opte-se pelo pagamento à vista. Contudo, sabemos que a maioria das pessoas utiliza o cartão de crédito, neste caso, fique atento ao quanto o valor das parcelas irá impactar sua renda nos meses seguintes e não se deixe levar em compras por impulso”, aconselha. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas