Economia

Parque Municipal de Belo Horizonte deve passar por revitalização

O planejamento das obras está sendo desenvolvido e deve ser apresentado em breve; projeto integra o Programa Centro de Todo Mundo
Parque Municipal de Belo Horizonte deve passar por revitalização
Parque Municipal de Belo Horizonte | Crédito: Vander Bras/PBH

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti, localizado no Centro da capital mineira, poderá, em breve, ser revitalizado. O projeto é que o equipamento, que é patrimônio ambiental de Belo Horizonte e um dos principais pontos turísticos e cartões postais da cidade, receba uma série de intervenções no âmbito do Programa Centro de Todo Mundo, realizado pela administração municipal.

Para isso, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Invest Minas, a Arcelor Mittal e a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) assinaram um protocolo de intenções nesta quinta-feira (23).

A intenção das ordens no documento, é requalificar o espaço e sua área do entorno. Também assinaram o protocolo, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI/Invest Minas), a Arcelor Mittal e a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma).

Em um segundo momento, será apresentado um plano de trabalho com as intervenções a serem realizadas, o cronograma das obras e valores a serem investidos por cada parceiro. Esse plano está sendo desenvolvido pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e pela Subsecretaria de Relações Intragovernamentais. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Segundo o presidente da FPMZB, Gelson Leite, o Parque Municipal representa um espaço de grande importância, não só para os moradores da capital mineira, como também para as entidades envolvidas na revitalização.

“Todas as instituições envolvidas neste protocolo estão próximas ao Parque Municipal têm um carinho pela área, entendem sua importância e querem contribuir para que ocorram melhorias”, afirma.

Programa Centro de Todo Mundo

Lançado em março de 2023, o Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte tem o objetivo de qualificar a região central da Capital, aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer. Entre as várias intervenções previstas, estão a revitalização da Avenida Afonso Pena e a instalação de equipamentos para videomonitoramento, que deve demandar de R$ 12 a R$ 15 milhões.

Leia a matéria completa aqui. (Com informações da PBH)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas