Economia

Passos vai criar um cinturão de fornecedores da Heineken

Prefeitura tem se reunido com empresa para definir estratégia
Passos vai criar um cinturão de fornecedores da Heineken
Inauguração da unidade fabril está prevista para 2025, podendo ser antecipada para 2024 | Crédito: Divulgação

Nem um mês se passou desde que a Heineken finalmente anunciou o novo destino de sua fábrica em Minas Gerais, e a prefeitura da cidade escolhida, Passos, no Sul do Estado, já trabalha para formatar um cinturão de fornecedores para a cervejaria na região. Negócios locais de produtos e serviços relacionados às áreas fabris ou de gestão de espaços físicos e pessoas estão no radar. Aquecimento nos setores imobiliário e hoteleiro também já é aguardado para quando iniciarem as obras, previstas para o segundo semestre.

Segundo o secretário Municipal de Planejamento, Edson Martins, a administração pública tem se reunido constantemente com a multinacional a fim de conhecer as necessidades e estabelecer critérios para montagem do portfólio. O Executivo também já está alinhado com o governo mineiro, por meio da Invest Minas (Agência de Promoção de Investimentos do Estado), para falar das potenciais empresas que poderão fazer negócios com a Heineken na região.

Além disso, já está sendo estruturado um arcabouço para formação e qualificação de mão de obra, bem como de estruturação do setor hoteleiro para suportar o aquecimento econômico generalizado que a implantação da fábrica promete gerar na cidade.

“Quando a empresa anunciou a desistência do investimento em Pedro Leopoldo (RMBH), entramos no processo. Contou a nosso favor o fato de o município já estar tecnicamente estruturado. E também outros atrativos que a empresa buscava, como a questão logística, a partir da nossa localização estratégica para o mercado que a Heineken visa atender neste primeiro momento; a disponibilidade e a qualidade da água, com o rio Grande cortando a cidade; e a questão socioambiental, já que estamos num local geograficamente sem impactos, apesar da proximidade com a Serra da Canastra”, explicou.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


E, desde o dia 27 de abril, quando a cervejaria enfim anunciou o aporte de R$ 1,8 bilhão na cidade, o movimento começou a acontecer. Passos venceu a disputa que envolveu mais de 200 municípios mineiros que se candidataram para receber a planta, após a multinacional suspender o projeto em Pedro Leopoldo. A inauguração está prevista para 2025, podendo ser antecipada para 2024. Ao todo, serão gerados 350 empregos diretos no município e mais de 11 mil indiretos na região. A unidade de Passos será a 15ª da Heineken e irá fabricar cervejas das marcas Amstel e Heineken.

Estruturação para receber a Heineken

Conforme Martins, o primeiro passo para essa pujança econômica que Passos está prestes a viver foi a revisão do plano diretor da cidade. Segundo ele, o documento estava desfasado em quase 10 anos e a atualização permitiu uma expansão da área urbana do município. Dentro do plano, foram identificados alguns vetores de desenvolvimento na cidade e os arredores da área onde será instalada a nova fábrica da cervejaria, oficializados como prolongamento de um Distrito Industrial (DI), justamente para abrigar o cinturão de fornecedores.

“Há outras iniciativas que certamente vão contribuir para esse processo, como o programa de Retomada Econômica que fizemos em parceria com a Sede (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico) e o ‘Decreto de Liberdade Econômica’, que torna possível a aprovação de projetos no município. Há também a matriz Swot que estamos implementando, com o objetivo de conhecer as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças para atração de investimentos e negócios para a região”, completou.

Em relação aos esforços sobre a capacitação de mão de obra para atender a chegada da cervejaria na cidade, ele ressaltou a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e citou as universidades já existentes na cidade e entorno. Em breve, a Heineken deverá divulgar detalhes das vagas de emprego que vai gerar.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas