Petrobras inicia fase vinculante para mais três refinarias

São Paulo – A Petrobras informou nesta sexta-feira (31) que iniciou fase vinculante para a venda das refinarias Reman, no Amazonas, Lubnor, no Ceará, e SIX, no Paraná, e também planos de vender usinas eólicas no Nordeste.
O desinvestimento no refino, que faz parte do plano da empresa de vender cerca de metade de sua capacidade no setor, inclui ativos logísticos de cada unidade.
A empresa espera levantar vários bilhões de dólares com os ativos de refino, que compõem a parte mais importante do plano de desinvestimento de cinco anos estimado em até US$ 30 bilhões.
Com o processo anunciado nesta sexta-feira, agora todas as oito refinarias que serão vendidas estão em fase vinculante, conforme comunicados anteriores divulgados pela Petrobras.
Eólicas
Em um momento em que vende ativos para reduzir o endividamento e concentrar investimentos na exploração e produção de petróleo no pré-sal, a Petrobras anunciou também nesta sexta-feira que iniciou o processo de venda da totalidade de suas participações acionárias nas empresas Eólica Mangue Seco 1 e Eólica Mangue Seco 2, proprietárias de usinas de geração de energia eólica.
Na Mangue Seco 1, a Petrobras e a Alubar Energia S.A possuem, respectivamente, 49% e 51% de participação, segundo o comunicado. Na Mangue Seco 2, a Petrobras e a Eletrobras possuem, respectivamente, 51% e 49% de participação.
As eólicas Mangue Seco 1 e 2 estão localizadas em Guamaré, no Estado do Rio Grande do Norte, e fazem parte de um complexo de quatro parques com capacidade instalada total de 104 MW.
(Reuters)
Ouça a rádio de Minas