Petroleiros da Regap devem suspender paralisação após reunião com a Petrobras

A greve dos petroleiros da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), pode não continuar nesta terça-feira (23). A categoria participará de uma assembleia online em que deverá ficar decidida a suspensão da paralisação.
A greve teve início na manhã de hoje por conta do surto de contaminação de Covid-19. De acordo com o coordenador do Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro-MG), Anselmo Braga, mais de 200 colaboradores foram contaminados pela doença
Ainda segundo ele, foi feita uma reunião hoje com a Petrobras. A empresa, diz, fez compromissos de redução de trabalhadores no local.
“A adesão foi tão boa que a empresa chamou a gente hoje para uma reunião. Ela fez alguns compromissos de redução de trabalhadores lá dentro, redução de trabalho”, diz ele.
“Nosso pedido para sair da greve era que ela interrompesse todos os trabalhos que não fossem essenciais, porque havia uns trabalhos acontecendo que não são essenciais e que podiam ser interrompidos, parados, postergados”, afirma.
Pronunciamento da Petrobras
Procurada, a Petrobras destacou os cuidados tomados pela companhia em relação à pandemia da Covid-19.
Leia a nota na íntegra.
“Em relação ao movimento grevista na Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, Minas Gerais, a Petrobras informa que não há impacto na produção. O movimento de greve causa enorme estranheza à companhia visto que o Acordo Coletivo de Trabalho 2020-2022 foi pactuado há cerca de 6 meses, sendo um dos melhores acordos entre todas as categorias do país.
A companhia analisa constantemente o cenário da pandemia e as diretrizes das autoridades sanitárias e, a partir disso, adotou uma série de medidas de prevenção e combate à Covid-19 na Regap.
Infelizmente, observa-se o aumento dos casos em todo o Brasil e esse aumento de incidência da Covid-19 no país tem reflexo também entre os colaboradores da Petrobras. Por isso, a companhia tem adotado medidas robustas de prevenção desde o início da pandemia.
As medidas da Petrobras estão entre as mais rigorosas adotadas no segmento de petróleo. Em todas as unidades da companhia, foi adotado o teletrabalho para as atividades que podem ser realizadas de forma remota. E medidas de prevenção foram implantadas para evitar a contaminação dentro das unidades da empresa. A companhia, por exemplo, testa todos os colaboradores com suspeita, sendo uma das primeiras empresas brasileiras a realizar esse procedimento em larga escala com taxas de testagem por população maior que a de muitos países.
Na Refinaria Gabriel Passos (Regap), desde maio de 2020 são aplicados testes rápidos em todos os colaboradores, como triagem para evitar a contaminação dentro das instalações da unidade. Além disso, foram implantadas as seguintes ações preventivas para os profissionais que atuam presencialmente:
• Todos os colaboradores passam por avaliação de saúde, com medição de temperatura, diariamente, na entrada da refinaria.
• Foi adotado o turno de 12 horas, diminuindo o rodízio de pessoas na refinaria.
• Foram reforçadas as medidas de higiene e distanciamento, além do uso obrigatório de máscaras
• A refinaria contratou agentes que fiscalizam diariamente o cumprimento dessas medidas durante a parada.
• As equipes de saúde foram reforçadas. Todos os colaboradores são orientados a reportar qualquer sintoma e, a partir da identificação de sintomas, recebem atendimento médico, são testados e encaminhados para quarentena. Os contactantes também são identificados e passam pelo mesmo procedimento”
Ouça a rádio de Minas