Economia

Mais da metade dos MEIs no Brasil recebem pagamentos via PIX

Modalidade também é, ao lado do cartão de crédito, a forma de pagamento mais utilizada entre os clientes das micro e pequenas empresas
Mais da metade dos MEIs no Brasil recebem pagamentos via PIX
Esse resultado está um ponto percentual acima do registrado na primeira edição da pesquisa, em setembro de 2022 | Crédito: Adobe Stock

O PIX é a forma de pagamento mais utilizada pelos clientes dos microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil. Mais da metade dos MEIs (52%) afirmam que recebem os pagamentos por meio dessa modalidade. É o que revela a 3ª edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento ocorreu entre os meses de abril e maio deste ano. No ranking, o PIX (52%) é seguido pelo cartão de crédito, com 20% dos MEIs recebendo por esse formato, e pelo dinheiro físico, com 12%. A lista também inclui o cartão de débito (6%), boleto (4%), DOC/TED (2%) e outras formas de pagamento (5%).

O levantamento também revelou que o PIX é o mais utilizado entre os clientes das micro e pequenas empresas, empatado com o cartão de crédito, com 27% dos empresários relatando essa preferência. Logo em seguida aparece o boleto (18%), DOC/TED (9%), cartão de débito (8%), dinheiro (6%) e outras formas de pagamento (5%).

PIX: uma tendência para os pequenos negócios

Esse resultado observado nas movimentações dos clientes está um ponto percentual acima do registrado na primeira edição da pesquisa (51%), de setembro de 2022. De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, essa é uma tendência que veio para ficar.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Essa é uma tendência que veio para ficar entre os pequenos negócios e que beneficia principalmente os MEIs, que recebem na hora o pagamento de seus produtos ou serviços e com custos bem menores do que os cobrados pelo cartão de crédito”, comenta.

Outro benefício oferecido pelo PIX é a facilidade na gestão do dia a dia dos microempreendedores individuais. Isso porque o empreendedor passa a ter mais controle financeiro e a tomar decisões importantes na gestão do fluxo de caixa, como pagar um fornecedor.

“O pagamento por essa modalidade é tão positivo para os pequenos negócios que muitos empreendedores oferecem descontos para pagamentos com PIX”, completa Lima.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas