Mais da metade dos MEIs no Brasil recebem pagamentos via PIX

O PIX é a forma de pagamento mais utilizada pelos clientes dos microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil. Mais da metade dos MEIs (52%) afirmam que recebem os pagamentos por meio dessa modalidade. É o que revela a 3ª edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento ocorreu entre os meses de abril e maio deste ano. No ranking, o PIX (52%) é seguido pelo cartão de crédito, com 20% dos MEIs recebendo por esse formato, e pelo dinheiro físico, com 12%. A lista também inclui o cartão de débito (6%), boleto (4%), DOC/TED (2%) e outras formas de pagamento (5%).
O levantamento também revelou que o PIX é o mais utilizado entre os clientes das micro e pequenas empresas, empatado com o cartão de crédito, com 27% dos empresários relatando essa preferência. Logo em seguida aparece o boleto (18%), DOC/TED (9%), cartão de débito (8%), dinheiro (6%) e outras formas de pagamento (5%).
PIX: uma tendência para os pequenos negócios
Esse resultado observado nas movimentações dos clientes está um ponto percentual acima do registrado na primeira edição da pesquisa (51%), de setembro de 2022. De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, essa é uma tendência que veio para ficar.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Essa é uma tendência que veio para ficar entre os pequenos negócios e que beneficia principalmente os MEIs, que recebem na hora o pagamento de seus produtos ou serviços e com custos bem menores do que os cobrados pelo cartão de crédito”, comenta.
Outro benefício oferecido pelo PIX é a facilidade na gestão do dia a dia dos microempreendedores individuais. Isso porque o empreendedor passa a ter mais controle financeiro e a tomar decisões importantes na gestão do fluxo de caixa, como pagar um fornecedor.
“O pagamento por essa modalidade é tão positivo para os pequenos negócios que muitos empreendedores oferecem descontos para pagamentos com PIX”, completa Lima.
Ouça a rádio de Minas