Economia

Pix ganha espaço entre as opções de pagamento na Black Friday

Apesar do avanço, a modalidade de pagamento digital segue atras do cartão de crédito (parcelado e sem juros) que lidera o ranking com 60% dos consumidores
Pix ganha espaço entre as opções de pagamento na Black Friday
Foto: Reprodução Adobe Stock

O Pix deve conquistar mais espaço na Black Friday deste ano, com crescimento de 15 pontos percentuais (p.p.) em relação ao cartão de crédito. De acordo com uma pesquisa realizada por unidades do ecossistema LWSA, a modalidade subiu para 38% na preferência dos consumidores brasileiros como forma de pagamento para as compras da data.

Apesar desse avanço, a modalidade segue abaixo do cartão de crédito parcelado e sem juros que lidera o ranking das modalidades de pagamento, apesar da redução de 75% para 60% dos consumidores. Segundo a Pesquisa de Intenção de Compras – Black Friday 2025, realizada pelas empresas Tray, Bling, Octadesk e Vindi, 27% dos consumidores vão usar cartões de crédito com cashback e 26% afirmam que vão pagar à vista.

A diretora de pay e banking da Vindi, Monisi Costa, ressalta que os novos serviços de Pix recorrente e Pix parcelado, além do agendado, por aproximação e o tradicional, reforçam a tendência de aumento da participação da modalidade entre as opções de pagamento do consumidor.

Segundo dados do Banco Central (BC), no primeiro semestre deste ano foram realizadas cerca de 37 bilhões de transações via Pix, movimentando R$ 15,8 trilhões.

“O Pix já se consolidou como um dos principais meios de pagamento do brasileiro e vem assumindo um protagonismo crescente na Black Friday. A cada ano ele se aproxima mais do cartão de crédito, especialmente pela praticidade e pelo custo reduzido para lojistas e clientes”, afirma Monisi Costa.

No entanto, ela também pondera que o empreendedor deve estar preparado para ofertar todos os meios de pagamentos possíveis ao cliente. Além do Pix e do cartão de crédito, o débito e o boleto ainda continuam sendo utilizados por uma parcela dos consumidores no Brasil.

Planejamento financeiro para a Black Friday

O levantamento sobre a Black Friday 2025 mostra ainda que a maioria (70%) dos consumidores já se planejam financeiramente para as compras na data comercial. Entre os respondentes, 60% pretendem gastar acima de R$ 500.

Pouco mais da metade (53%) planejam aproveitar a Black Friday para adquirir eletrônicos como smartphones, celulares, games e smartwatch, enquanto 44% pretendem comprar eletrodomésticos como geladeiras, airfryers e micro-ondas.

Veja os produtos e serviços preferidos pelos consumidores para aproveitar as promoções da Black Friday

  • eletrônicos (53%)
  • eletrodomésticos (44%)
  • roupas (39%)
  • viagens (26%)
  • itens de beleza (25%)

O diretor da Tray, Thiago Mazeto, destaca que o consumidor encontra, durante essa época do ano, o momento perfeito para unir necessidade e desejo de compra.

“Trocar o essencial, como uma geladeira, e realiza desejos, como aquela roupa tão esperada. Para o lojista on-line, é a grande chance de transformar compras em experiências e fidelizar clientes”, explica.

Decisão de compra e preparação para as vendas

loja de shopping com placa de Black Friday
Foto: Eduardo Coimbra/Agência Brasil

O frete é o fator mais determinante na decisão de compra, com 48% dos consumidores afirmando que desistem de adquirir um produto ou serviço diante de taxas elevadas, mesmo quando há boas promoções.

Além disso, o estudo mostra que a jornada do consumidor está cada vez mais digital e mobile. O celular é usado por 75% dos consumidores brasileiros nas compras on-line. Entre os canais de compra, sites de lojas (58%) e aplicativos (52%) lideram a lista, enquanto os marketplaces são citados por 31%. No entanto, as lojas físicas ainda mantêm relevância para 29% do público.

O diretor da Octadesk, Rodrigo Ricco, ressalta que o consumidor atual demanda mais praticidade no momento da compra. Ele explica que os clientes decidem e concluem as compras pelo celular, e esperam ser atendidos no canal de sua preferência.

“Essa realidade evidencia que simplicidade, agilidade e atendimento adequado às preferências do cliente não são mais diferenciais na Black Friday, mas requisitos básicos para conquistar e reter clientes”, afirma.

Os meses que antecedem o período de venda são cruciais para lojistas e empreendedores se prepararem para atender a alta demanda de vendas. Para o diretor do Bling, Marcelo Navarini, as pequenas e médias empresas (PMEs) devem prever a demanda de produtos, preparar os estoques e estabelecer as estratégias de precificação para que os descontos não comprometam a margem.

“A Black Friday se tornou o maior mês de vendas e quem se antecede com planejamento e trabalha bem esse momento consegue converter em vendas e transformar clientes ocasionais em compradores recorrentes. É uma oportunidade de fidelização que marca o calendário do varejo”, conclui.

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