Plano de 100 dias do governo federal prevê duplicação de 5km na BR-381

A duplicação de cinco quilômetros da BR-381/MG, em Ipatinga, na região do Vale do Aço, é uma das obras que deve ser entregue nos primeiros meses de 2023 e faz parte do Plano de 100 Dias do Governo Federal, anunciado ontem. A previsão é que a intervenção seja concluída em abril. Para o mesmo mês está prevista a aprovação do projeto de manutenção entre os quilômetros 0 e 82 da BR-356/RJ, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
As ações prioritárias do Ministério dos Transportes para os setores rodoviário e ferroviário contarão com recursos da ordem de R$ 1,7 bilhão para retomar e intensificar obras, preparar rodovias para o período de chuvas, além de garantir o escoamento da safra agrícola e diminuir o número de acidentes graves. O valor possibilitará a entrega de 861 quilômetros pavimentados, revitalizados e sinalizados até abril deste ano. Ainda haverá a construção e revitalização de 72 pontes e viadutos no mesmo período.
As principais entregas estão incluídas em 12 rodovias que cortam o País: BR-432/RR, BR-364/AC, BR-116/CE, BR-101/SE, BR-116/BA, BR-080/GO, BR-101/AL, BR-381/MG, BR-447/ES, BR-163/PR, BR-470/SC e BR-116/RS.
Com início imediato, os trabalhos de pronto atendimento incluem em Minas Gerais as BRs 262, 265, 354, 367, 381 e 494, além das rodovias federais no Espírito Santo (259, 262 e 342).
No transporte ferroviário, o destaque será a construção da terceira etapa de adequação do ramal na ferrovia EF-222, em Barra Mansa, no Rio de Janeiro. A meta é que os trabalhos comecem em abril deste ano.
De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, as obras beneficiarão a cadeia produtiva, assegurando o escoamento da produção agroindustrial. Com a maior participação no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o Sudeste é a rota de distribuição da produção nacional de commodities, em setores que vão desde a agropecuária a combustíveis e minérios. “Vamos investir nos grandes corredores de transporte, nas duplicações de rodovias e nas integrações ferroviárias para ampliar competitividade da nossa economia. Estamos fazendo o reordenamento do ciclo de planejamento para os próximos quatro anos”, diz.
Retomada
De acordo com o Ministério dos Transportes, a duplicação da BR-381 é fundamental para a segurança viária e o setor de mineração. A rodovia, que passa pelos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo, é estratégica na integração dos modais ferroviário e rodoviário no transporte da produção do Vale do Aço.
Conforme o ministro, também haverá a retomada de mais 670 quilômetros de obras hoje paradas por falta de verbas, onde estão previstas revitalização e construção. Até o fim de 2022, havia mais de 100 empreendimentos em rodovias com ritmo lento ou sem continuidade.
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