Poços de Caldas recebe 5ª unidade da catarinense Dr. Sofá no Estado

Pronta para inaugurar sua quinta unidade em Minas Gerais, este mês, na cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas, a catarinense Dr. Sofá tem planos ousados para o Estado. Com 120 unidades espalhadas por todo o Brasil atualmente, a marca, especializada em impermeabilização de estofados, planeja mais 38 unidades em Minas, além de Pouso Alegre (Sul de Minas), Bom Despacho e Nova Serrana (Centro-Oeste) e da Capital, já instaladas.
De acordo com um dos fundadores da rede, Raphael Quadros, o objetivo é de que o Estado responda por 15% das operações e cidades com mais de 70 mil habitantes já comportam uma unidade da Dr. Sofá.
“Iniciamos a expansão por Santa Catarina, em 2013, na cidade de Joinville. Havia carência desse serviço, faltavam empresas profissionais nesse segmento. A maior parte é de trabalhadores informais. Até 2015, nos preparamos para gerar o padrão, focado em sustentabilidade e produtos biodegradáveis, e naquele ano lançamos o piloto da franquia.
Eram três unidades até o início de 2017 e, a partir daí, oficializamos a nossa expansão. Até o momento, não tínhamos focado em Minas Gerais, mas temos potencial para mais 40 unidades no Estado e, agora, vamos prospectar ativamente as oportunidades”, explica Quadros.
Em 2019, a rede cresceu 50% em relação ao ano anterior e o faturamento foi de R$ 15 milhões. O investimento médio inicial é de R$ 32 mil, para cidades de pequeno porte. Por ser home based, ou seja, sem necessidade de ponto comercial, o investimento caracteriza uma microfranquia.
Para ser franqueado o candidato não precisa ter um perfil operador, especialmente para as grandes cidades mas, sim, gerencial e comercial. O franqueado tem direito à exclusividade territorial. “Buscamos pessoas que tenham tempo e visão de gerenciamento de equipes. Fazemos muito atendimento para outras empresas como hotéis, locadoras de veículo e agências bancárias, por exemplo. Então o franqueado precisa ter perfil comercial para buscar esses clientes”, pontua o empresário.
Ainda este ano, a marca começa seu plano de internacionalização para que a primeira inauguração aconteça no fim do próximo ano. O objetivo é começar com uma operação própria nos Estados Unidos.
PRÉ-CRISE – As informações contidas na matéria foram apuradas antes das recomendações de isolamento social por parte das autoridades de saúde do País.
Ouça a rádio de Minas