Economia

Polo de Betim deve liderar a produção de veículos da Stellantis no mundo

A unidade mineira, atualmente, está atrás apenas de uma unidade espanhola
Atualizado em 22 de maio de 2025 • 20:17
Polo de Betim deve liderar a produção de veículos da Stellantis no mundo
Foto: Leo Lara

Em 2024, o polo automotivo da Stellantis em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), produziu 468,6 mil automóveis, o maior patamar desde a criação do grupo, em 2021. Neste ano, a tendência é que a produção no local cresça ainda mais a ponto de ser a maior entre todas as unidades da montadora espalhadas pelo mundo.

A hipótese foi levantada nesta quinta-feira (22) pelo presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano. Em entrevista coletiva, ele disse que a fábrica mineira pode liderar a fabricação global da montadora em 2025, desbancando uma unidade da Espanha.

“Esse ano contratamos cerca de 1.300 pessoas [no polo de Betim] no primeiro quarto do ano devido ao fato de que existe uma forte demanda de carros. No final do ano passado, lançamos o Pulse e o Fastback híbridos, que estão sendo um sucesso de vendas. Estamos trabalhando para garantir a melhor produção possível”, destacou.

“Então, existe a possibilidade de Betim se tornar a maior planta da Stellantis no mundo. Hoje, Betim é a segunda em quantidade de carros produzidos e a gente torce para que este ano possa ser a primeira”, afirmou o executivo à imprensa durante evento em Pernambuco.

Realmente, a unidade betinense tem dado indícios de que poderá produzir um volume ainda mais relevante em 2025 ao manter um ritmo acelerado de produção neste início de ano. Para se ter uma ideia, de janeiro a abril, foram fabricados 161,2 mil automóveis no local, o que representa um crescimento de 17,6% em relação ao mesmo período de 2024.

Recentemente, ao comentar sobre o primeiro quadrimestre do polo, Cappellano atribuiu a boa performance ao crescimento do setor automotivo sul-americano. Ele disse que as vendas estão em alta tanto no Brasil quanto na Argentina, impulsionando os resultados da Fiat e, por consequência, da fábrica – responsável por produzir oito modelos da marca, incluindo a picape Strada, carro mais vendido do País, além de um modelo da Peugeot.

A planta de Betim também é alvo de um valor significativo de investimentos da Stellantis. A montadora norte-americana está aportando R$ 14 bilhões na unidade entre este ano e 2030 para a introdução de novas plataformas, motorizações e produtos. A cifra faz parte dos R$ 32 bilhões anunciados pelo grupo para a América do Sul.

Polo da Stellantis em Goiana completa dez anos de operação

Além de Minas Gerais, as outras fábricas da Stellantis no Brasil estão localizadas no Rio de Janeiro e em Pernambuco. Do novo ciclo de investimentos, a planta fluminense receberá R$ 3 bilhões, enquanto a unidade pernambucana será o destino de R$ 13 bilhões.

O polo automotivo nordestino, inclusive, está completando dez anos de operação em 2025 e, por isso, a montadora promoveu um evento de comemoração, no qual Cappellano conversou com jornalistas e mencionou a expectativa de Betim ter a maior produção mundial do grupo. Na ocasião, o executivo fez alguns anúncios.

Ele informou que o primeiro veículo híbrido produzido na planta pernambucana será lançado em 2026. Ainda disse que, até 2030, a unidade terá seis novos produtos e também uma nova marca – no momento, a fábrica produz carros de três marcas: Jeep, Fiat e RAM.

*O repórter viajou para Recife a convite da empresa

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