Polo Automotivo da Stellantis em Betim atinge recorde de produção histórico

O polo automotivo da Stellantis em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), bateu recorde na produção de veículos no mês de julho. No período, foram fabricados mais de 43 mil automóveis no local – o maior volume da planta desde a criação da empresa em 2021, após a fusão entre as montadoras Peugeot (Grupo PSA) e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA).
Um dos principais modelos responsáveis pelo desempenho foi a picape Fiat Strada, que também alcançou um volume histórico, com mais de 15,7 mil unidades produzidas.
- Leia também: Fiat Strada é o carro mais vendido no Brasil em 2023

Na unidade mineira, que completou, recentemente, 48 anos de história, ocorre ainda a fabricação do Argo, Mobi, Fiat Pulse e o Fastback, além do SUV Coupé da Fiat, a Fiat Fiorino e o Peugeot Partner Rapid.
Recorde reforça importância do complexo da Stellantis de Betim, diz CEO
Para o presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, os números de julho reforçam a importância estratégica do complexo de Betim para o Brasil e para o grupo.
“Além de ser uma das principais referências tecnológicas do mercado brasileiro, a fábrica mineira é uma das maiores plantas da Stellantis no mundo, possuindo total autonomia tecnológica na América do Sul”, destaca o executivo.
“Isso significa que, além de atingir recordes de produção, a planta conta com áreas estratégicas capazes de gerenciar todas as fases de desenvolvimento de novos modelos, com grande nível de qualidade e excelência”, complementa.
Para o restante do ano, a montadora está otimista. Em nota enviada ao Diário do Comércio, a empresa disse que a expectativa é manter este patamar de produção nos próximos meses.
Montadora vai investir mais de R$ 14,4 bilhões na planta até 2030
Para fortalecer ainda mais o polo automotivo de Betim, a Stellantis anunciou, recentemente, que investirá R$ 14 bilhões no local entre 2025 e 2030, o maior investimento da história do complexo. Sem dar muitos detalhes, Cappellano disse à imprensa na ocasião do anúncio que o aporte será realizado para introduzir novas tecnologias, produtos e motores na fábrica mineira.
A inversão programada para a unidade faz parte dos R$ 32 bilhões que o grupo vai investir na América do Sul. O valor servirá para impulsionar, justamente, o lançamento de 40 novos produtos e oito powertrains (sistema de tração elétrica do veículo) e apoiar o desenvolvimento de tecnologias bio-hybrid (com motor híbrido flex), inovações para a descarbonização da cadeia de suprimentos automotivos e a criação de novas oportunidades estratégicas de negócios.
Antes deste ciclo de investimentos, a Stellantis investirá, ainda neste ano, R$ 454 milhões para expandir a linha de motores produzidos no complexo da Grande BH. No local, serão fabricados motores flex de alta eficiência e baixas emissões de carbono, apoiando os futuros lançamentos da montadora na região, incluindo produtos equipados com bio-hybrid – os primeiros modelos com essa tecnologia estão confirmados para chegar ao mercado neste semestre, conforme o grupo.
A companhia também estima que, em breve, a nova fábrica de motores entre em operação. A previsão é que o projeto gere cerca de 600 postos de trabalho diretos e aumente o volume de produção de motores no polo de Betim de 200 mil unidades por ano para 1,1 milhão.
Recorde de vendas no mercado sul-americano
No sétimo mês do ano, a Stellantis ainda ampliou a liderança no mercado de automóveis e veículos comerciais leves no Brasil, Argentina e América do Sul. O grupo encerrou julho com 24.1% de participação nas vendas da região, o melhor desde dezembro de 2023. No período, ocorreram 86,7 mil emplacamentos, um aumento de 16 mil unidades em relação a junho.
No Brasil, a empresa também garantiu o primeiro lugar ao emplacar 71,2 mil automóveis em julho, 14 mil a mais em comparação às vendas do mês anterior. O market share foi de 31,2%.
Ouça a rádio de Minas