Número de postos cresce em Minas e passa de 5 mil em fevereiro; veja as principais bandeiras
Minas Gerais registrou 5.013 postos de combustíveis em funcionamento em fevereiro deste ano, segundo levantamento do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro). Esse número representa 83 unidades a mais (um aumento de 1,68%) na comparação com o mesmo mês de 2025, quando foram registrados 4.930 postos.
A última edição do Ranking de Bandeiras mostra que o crescimento foi mais tímido na comparação com janeiro, quando foram identificadas 5.012 operações. O estudo aponta que o cenário é de avanço do mercado, mas com clara redistribuição de participação e fortalecimento da independência em Minas.
O grupo dos postos de combustíveis com marca própria segue liderando a lista, com 2.461 unidades, o que representa 48,8% de market share (quota de mercado). Eles foram os principais responsáveis pelo avanço no Estado, com alta de 4,86% (114 operações) frente a fevereiro do ano passado (2.347) e aumento de cinco postos na comparação com o mês anterior (2.456).
Entre as grandes marcas, o destaque foi a Vibra, com 790 operações e 15,7% de participação no mercado mineiro. No entanto, a empresa apresentou retração no estudo, já que havia registrado 802 unidades em fevereiro do ano anterior e 792 no primeiro mês deste ano.
Em seguida, aparece a Raízen, com 661 postos de combustíveis em fevereiro deste ano e 13,1% do total no mercado local. A bandeira vem apresentando bom ritmo de crescimento. Para se ter uma ideia, foram registradas 650 operações em fevereiro de 2025 e 658 em janeiro deste ano. Outro destaque é a Ipiranga, que, um ano atrás, possuía 540 unidades, saltando para 548 no início de 2026 e fechando o último mês com 545 postos e 10,8% de market share.
Já a marca Ale reúne 358 estabelecimentos desse tipo no Estado e participação de 7,1% no mercado. Ela apresentou retração entre as grandes bandeiras, com recuo de 28 operações frente ao segundo mês do ano passado (386) e de uma unidade na comparação com janeiro de 2026 (359).
A lista das grandes empresas do setor inclui ainda a Petronas, antiga Total, que reduziu sua base em Minas de 101 unidades, em fevereiro de 2025, para 83 postos de combustíveis no mês passado, queda de 18 unidades. Na comparação mensal, a redução foi de quatro operações, com 87 estabelecimentos registrados no primeiro mês do ano.
O levantamento do Minaspetro mostra que o grupo formado pelas demais bandeiras que atuam no mercado mineiro somou 115 postos, número acima do observado no mesmo mês do ano anterior (104) e do registrado em janeiro (112).
Bandeiras com mais postos de combustíveis em Minas Gerais:
- Vibra (790 unidades)
- Raízen (661 unidades)
- Ipiranga (545 unidades)
- Ale (358 unidades)
- Petronas (83 unidades)
Ouça a rádio de Minas