Economia

Produção de aço sobe 0,4% em Minas Gerais e cai 2,7% no Brasil

Em outubro, a produção de aço em Minas Gerais foi de 924 mil toneladas e, no Brasil inteiro, de 2,99 milhões de toneladas
Produção de aço sobe 0,4% em Minas Gerais e cai 2,7% no Brasil
Foto: Reprodução Adobe Stock

A produção de aço bruto em Minas Gerais cresceu 0,4% em outubro deste ano, chegando a 924 mil toneladas, em comparação a igual intervalo de 2024. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Aço Brasil (IABr). Nacionalmente, o volume chegou a 2,99 milhões de toneladas, o que representa uma redução de 2,7%.

Nos dez primeiros meses de 2025, foram produzidas 8,54 milhões de toneladas de aço bruto no Estado, quantidade 0,8% inferior à registrada no mesmo período do último exercício. No País, o resultado diminuiu 1,8%, para 27,99 milhões de toneladas.

Minas liderou a produção de aço bruto entre as unidades da Federação tanto no mês, com 30,9% de participação no total nacional, quanto no acumulado do ano, com 30,5%. O Rio de Janeiro, que respondeu por 26,7% em ambos os comparativos, ficou em segundo lugar.

Vendas internas e exportações

Conforme o Aço Brasil, as vendas internas da siderurgia brasileira totalizaram 1,81 milhão de toneladas em outubro deste ano, queda de 6,5% frente ao apurado no mesmo mês em 2024. Desde janeiro, foram vendidas 17,86 milhões de toneladas, baixa de 0,3%. Esses números excluem as comercializações para dentro do parque siderúrgico.

Já as exportações de aço do País subiram 28,1% no décimo mês de 2025, ante a mesma época do exercício passado, para 907 mil toneladas, e 4,6% no acumulado do ano, para 8,74 milhões de toneladas. O resultado mensal inclui volumes de operações com embarque antecipado, que geralmente registram quantidades acima do exportado efetivamente. Dessa forma, a correção, possivelmente, ocorrerá nas próximas divulgações, segundo a entidade.

De acordo com o analista de investimentos da plataforma AGF, Pedro Galdi, os dados mostram que o mercado interno permanece fraco. Ele também explica que, ao expandir os embarques, as usinas visam não acumular estoques.

Ainda sobre as vendas ao exterior, as compras dos Estados Unidos aumentaram 17% em outubro, chegando a 352,2 mil toneladas, e 8,5% nos dez primeiros meses, alcançando 5,49 milhões de toneladas. Esses resultados englobam os embarques direcionados ao México através de portos americanos. Vale dizer que a importação de aço brasileiro foi sobretaxada em 50% pelo governo estadunidense em junho, mas os números seguiram em alta.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas