Economia

Produção industrial de Minas Gerais cresce 4,4% em 2023

Estado registra terceiro resultado negativo consecutivo
Produção industrial de Minas Gerais cresce 4,4% em 2023
A indústria extrativa foi um dos destaques do PIM em agosto | Crédito: Paulo Whitaker / Reuters

A produção industrial de Minas Gerais apresentou variação positiva de 4,4% no acumulado de 2023. Esse resultado segue na contramão do restante do País, que apresentou retração de 0,3% este ano. O Estado foi a maior influência positiva sobre o indicador geral acumulado.

De acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os setores e atividades que mais se destacaram foram: Indústria Extrativa (8,3%) e Refino e biocombustíveis (10,7%). Por outro lado, a indústria ligada à fabricação de produtos químicos registrou a maior queda no período, com recuo de 15,2%.

No entanto, o setor industrial de Minas registrou queda de 0,7% na produção em agosto na comparação com o mês anterior. Esse é o terceiro resultado negativo seguido do setor no Estado, que já está acumulando perda de 3% nesse período.

Minas Gerais foi a terceira influência negativa sobre o índice nacional, que registrou uma variação positiva de 0,4% frente a julho deste ano. Os setores e atividades que mais contribuíram para esse resultado no Estado foram Indústria extrativa e Metalurgia.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a indústria mineira apresentou crescimento de sua produção de 0,7%, puxada, principalmente, pelo bom desempenho das atividades de Refino e biocombustíveis (7,7%) e de Alimentos (3%). Esse desempenho é 0,2 ponto percentual (p.p.) acima da média brasileira (0,5%).

O levantamento realizado pelo IBGE revela que dez das 14 atividades analisadas apresentaram avanços na produção em Minas. As maiores variações ocorreram em Máquinas, aparelhos e materiais elétricos (24,1%), Produtos de borracha e de material plástico (14,8%), Produtos de metal (11,3%) e Máquinas e equipamentos (11%). Enquanto as maiores reduções foram observadas nas atividades de Fabricação de produtos químicos (-20,9%) e Metalurgia (-4,8%).

No acumulado dos últimos 12 meses, a produção na indústria mineira subiu 3,9%. Os destaques foram: Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (11,2%) e Fabricação de máquinas e equipamentos (10,3%).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas