Promoções ajudam a manter clientela na Copa
A Copa do Mundo é, sem dúvida, um dos eventos que gera mais lucro para o setor hoteleiro das cidades onde os jogos acontecem. Mas, até quando o torneio mundial é realizado em um país muito distante, o empresário do setor encontra um jeito de se beneficiar com ele. Em Minas Gerais, hotéis e motéis apostam em estratégias como oferta de day use no dia dos jogos do Brasil, promoções de diárias e de pratos em restaurantes e até bolão. Empresários afirmam que o resultado não impacta significativamente o faturamento, mas as ações ajudam a promover as marcas. É o caso do BHB Hotel, localizado no bairro União, na região Nordeste da Capital. Como o empreendimento está próximo a uma região de bares e que concentra muitas pessoas nos dias dos jogos do Brasil, o diretor, Diogo Alves da Paixão, apostou em uma estratégia para atrair esses torcedores para o momento pós-jogo. Desde o início do torneio, o hotel realiza uma promoção que dá desconto em diárias, de acordo com o saldo de gols do Brasil. A regra é conceder 10% de desconto por gol da seleção brasileira, sendo que o desconto é anulado se o time adversário também marcar. “O único jogo que não concedemos desconto foi o primeiro porque o Brasil empatou com a Suíça por 1 a 1. Nos jogos seguintes os descontos foram de 20% porque a seleção fez 2 a 0”, explica. De acordo com ele, a promoção tem o objetivo de trazer hóspedes novos para o hotel ao mesmo tempo em que o empreendimento embarca no clima de festa da Copa do Mundo. “É uma forma de o hotel entrar na festa e incentivar as pessoas a torcerem por uma goleada. O turismo é muito sazonal, então sempre temos que criar formas para nos conectarmos a diferentes tipos de clientes”, diz. Segundo Paixão, a promoção tem atraído cerca de quatro a cinco clientes por jogo do Brasil, o que não chega a impactar o faturamento do hotel, mas traz outros ganhos para a marca. “O cliente que busca a promoção normalmente quer descansar após a comemoração do jogo, sem ter que dirigir e pegar trânsito para casa e curtir o hotel. Ganhamos na atração desse cliente que, muitas vezes nunca foi ao hotel e, quando chega lá, gosta do café, vê o espaço de eventos e indica o hotel”, argumenta. Alguns hotéis da rede Nobile em Minas Gerais também entraram no clima de Copa. Além da decoração verde e amarela, que é quase uma regra para os empreendimentos, hotéis como o San Diego Ipatinga, no Vale do Aço, estão oferecendo refrigerante, chope, pipoca e caldo gratuitos aos hóspedes, na hora dos jogos do Brasil. O San Diego Pampulha, por sua vez, fez uma promoção em seu restaurante e está oferecendo uma cerveja por gol do Brasil para quem acerta o placar do jogo. “Essas ações são importantes para recebermos bem o hóspede, que está fora de casa em um momento festivo e de compartilhamento como esse. A ideia é oferecer um ambiente em que ele se sinta bem, como se estivesse em casa. Nosso principal intuito é reter clientes: queremos que eles fiquem satisfeitos e voltem outras vezes, além de contar sobre a experiência que tiveram e trazer outros clientes para os hotéis”, afirma o gerente regional de vendas Minas Gerais e Centro-Oeste da rede Nobile, Thiago Fonseca. Motel – O motel Forest Hills, localizado na Pampulha, também aproveitou a Copa do Mundo para agradar seus hóspedes. Além de pipoca gratuita, está oferecendo aos hóspedes a participação em um bolão no dia dos jogos do Brasil. De acordo com a gerente, Diana Isaías Reis, o hóspede que acertar o placar do jogo ganha mais seis horas de permanência no quarto. De acordo com a gerente, desde o início dos jogos já foram realizadas 35 apostas, sendo que cinco clientes ganharam. “A promoção tem sido bem-aceita e já recebemos ligações de clientes checando se o bolão vai realmente acontecer. A resposta tem sido melhor nos dias em que os jogos são à tarde ou no fim de semana, pois os hóspedes têm mais disponibilidade e aproveitam melhor o prêmio de seis horas de permanência”, explica. Segundo a gerente, o tíquete médio dos clientes nos dias dos jogos do Brasil também é um pouco maior, pois há mais pedidos de bebida alcoólica. RAMADA ENCORE APOSTA NO DAY USE No Ramada Encore Minascasa, na região Nordeste da Capital, as ações temáticas de Copa do Mundo foram estratégicas para compensar a perda de hóspedes durante o torneio. O hotel recebe muitos hóspedes que vêm a Belo Horizonte a trabalho, mas desde que a Copa começou o movimento desses clientes diminuiu. “Sentimos uma queda de 20% nas reservas nas semanas em que acontecem jogos do Brasil. Acreditamos que os empresários paralisam um pouco os negócios, pois logo quando passam os jogos, a ocupação volta ao normal”, afirma o gerente, Moisés Correia. Para compensar o prejuízo, o gerente firmou parceria com as empresas ao redor do hotel e, nos dias dos jogos da seleção brasileira, conseguiu atrair para a sua pizzaria os funcionários dessas empresas. “Os donos das empresas no entorno enviam seus funcionários para a nossa pizzaria e pagam para cada um deles uma pizza e uma bebida”, explica. De acordo com o gerente, as vendas do restaurante tiveram aumento de 30% nos dias do jogos do Brasil. Além disso, o hotel também criou a estratégia do day use, que é a estadia no hotel durante um período de três horas. A ideia é oferecer a estrutura de quarto e de lazer do empreendimento para o cliente que assistiu ao jogo na pizzaria e deseja descansar ou se preparar para voltar a trabalhar. “O cliente pode assistir aos jogos conosco e depois usar estrutura do quarto para tomar um banho e se arrumar para voltar a trabalhar ou partir para um novo compromisso”, afirma. Segundo Correia, o valor do day use chega a ser 60% menor que o valor de uma diária comum, mas, ainda assim, tem ajudado o hotel a recuperar parte do prejuízo causado pela queda nas reservas.
Ouça a rádio de Minas