Economia

Puxadas pelo etanol, vendas de combustíveis sobem em Minas Gerais

Comercialização geral das distribuidoras avançou 1,65% em outubro frente a setembro, de acordo com balanço da ANP
Puxadas pelo etanol, vendas de combustíveis sobem em Minas Gerais
Vendas de etanol hidratado cresceram 8,8% na mesma comparação; gasolina teve queda | Crédito: Alessandro Carvalho

Em Minas Gerais, as vendas de combustíveis e derivados de petróleo mantiveram o ritmo de alta em outubro. Conforme os dados da  Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a comercialização das distribuidoras avançou 1,65% frente a setembro. Ao todo, foram 1,446 milhão de metros cúbicos negociados no mês. No período, a alta foi puxada, principalmente, pelas vendas de etanol hidratado, que cresceram 8,8% frente a setembro e 33,5% se comparado com outubro do ano passado. 

Conforme os dados ANP, no acumulado do ano, as vendas totais de combustíveis e derivados de petróleo já somam 13,599 milhões de metros cúbicos, resultando, assim, em um incremento de 5% frente aos primeiros 10 meses de 2022.

As vendas de combustíveis e derivados de petróleo também ficaram maiores se comparadas com outubro de 2022. Neste caso, o avanço foi de 4,3%, uma vez que naquele período, as negociações movimentaram 1,386 milhões de metros cúbicos. 

Dentre os combustíveis, as vendas de etanol se destacam em Minas Gerais

Dentre os principais combustíveis comercializados pelas distribuidoras, em Minas Gerais, o etanol hidratado foi o destaque em outubro.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Com preços mais competitivos, devido ao aumento da produção, as negociações do biocombustível cresceram 8,8% frente a setembro. A venda chegou a 202.207 metros cúbicos, o maior volume comercializado em 2023. Se comparado com outubro de 2022, a alta foi de 33,5%.

As vendas de etanol estão sendo impulsionadas pelos preços mais competitivos que os da gasolina, o que estimula o consumo. Conforme os dados da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), a produção de etanol hidratado será maior na safra 2023/24 de cana-de-açúcar. No acumulada da safra até a primeira quinzena de novembro, a produção de etanol hidratado somou 1,8 bilhão de litros, superando, assim, em 12,9% a produção em igual intervalo da safra passada.

Apesar da alta nas vendas em outubro, o volume negociado no acumulado do ano ainda é inferior frente ao mesmo período de 2022. Conforme a ANP, de janeiro a outubro, as vendas de etanol, em Minas Gerais, acumulam queda de 12,6%, somando, assim, 1,4 milhão de metros cúbicos negociados. Porém, o índice de retração ficou menor que em setembro, quando a queda era de 17,4%.

Demais combustíveis

Em Minas Gerais, ao contrário do etanol hidratado, a gasolina, outro importante combustível, encerrou outubro com queda nas vendas. Conforme a ANP, no período, as negociações somaram 377.411 metros cúbicos, valor que retraiu 0,28% frente a setembro. 

As vendas da gasolina também perderam ritmo de alta quando comparado com outubro de 2022. Houve, assim, uma retração de 5,15%, frente aos 397.930 metros cúbicos registrados naquele período. 

Apesar da retração em outubro, as vendas da gasolina no Estado ainda estão maiores se analisado o acumulado dos primeiros 10 meses do ano. Ao todo, a comercialização somou 4 milhões de metros cúbicos, 16,2% superior. 

A comercialização de diesel – combustível mais vendido no Estado – aumentaram apenas 0,32% frente a setembro e 4,3% quando comparado com outubro de 2022. No 10º mês do ano, as vendas somaram 724.602 metros cúbicos.

Com o resultado, o consumo de óleo diesel aumentou 4,3% nos 10 primeiros meses de 2023, chegando a um volume de 6,7 milhões de metros cúbicos vendidos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas