Quais são os dez maiores portos que dominam o comércio global?

A Logcomex, empresa que oferece tecnologia para o comércio exterior por meio de uma plataforma end-to-end, listou os dez maiores portos do mundo, considerando valores de importação e exportação. O modal marítimo responde por cerca de 90% da movimentação de cargas no planeta e, por isso, possuem papel primordial no comércio internacional.
“A maior parte desses portos está na China, o que se deve a uma combinação de fatores estratégicos, econômicos e geográficos”, destaca o CEO e fundador da Logcomex, Helmuth Hofstatter.
Confira, a seguir, os gigantes marítimos, responsáveis por impulsionar o comércio internacional:
1) Porto de Xangai
Localizado na China, o colossal Porto de Xangai, responsável por movimentar mais de 47 milhões de TEUs em 2022 (o TEU é uma unidade equivalente a 20 pés). A plataforma está sob águas profundas e fluviais, tendo característica de epicentro econômico do Delta do Rio Yangtze, representando o mais significativo polo de produção avançada na China, composto por uma metrópole de 16 cidades.
2) Porto de Cingapura
Em segundo lugar, instalado em Cingapura, também conhecida como “Pérola da Ásia”, o porto de Cingapura movimentou mais de 37 milhões de TEUs em 2022. Ele se destaca como o principal centro de transbordo global, permitindo a eficiente distribuição de mercadorias da Ásia para a Europa. Ele é o segundo maior do mundo, mas o terceiro maior em movimentação de contentores.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
3) Porto de Ningbo-Zhoushan
Situado também na China, o porto conta com uma impressionante movimentação de 33,35 milhões de TEUs em 2022. Este porto emergiu como uma alternativa vital durante os bloqueios da COVID em Xangai, além de ser um destacado polo industrial e comercial. Suas operações correspodem a 4,2% da frota global.
4) Porto de Shenzhen
Ainda na China, mais precisamente no Delta do Rio das Pérolas, o Porto de Shenzhen, com 30,03 milhões de TEUs movimentados em 2022, desempenha um papel crucial no despacho de produtos manufaturados chineses para o resto do mundo.
5) Porto de Qingdao
Plataforma marítima também chinesa, que acompanha o Mar Amarelo, o Porto de Qingdao, possui uma movimentação de 25,67 milhões de TEUs. Ele está situado na terceira maior província chinesa em termos de Produto Interno Bruto (PIB), recebe investimentos diretos de países como Japão e Coreia do Sul, destacando-se por sua versatilidade na movimentação de carga.

6) Porto de Guangzhou
Compondo o complexo de portos chineses, o Porto de Guangzhou serve como um centro vital para exportações. As suas operações movimentam 24,863 milhões de TEUs em 2022, representando uma das cidades mais ricas da China e atuando como um hub para diversas megacidades.
7) Porto de Busan
Na Coreia do Sul, o Porto de Busan é o sétimo maior porto do mundo, e possui uma movimentação de 22,08 milhões de TEUs. Ele conta também com avançadas instalações logísticas, reforçando sua posição como um centro logístico e comercial de importância global.
8) Porto de Tianjin
Atuando como o maior porto do Norte da China, Tianjin movimentou 22,02 milhões de TEUs em 2022, conectando-se a uma extensa rede de transporte terrestre, incluindo ferrovias e rodovias.
9) Porto de Hong Kong
Movimentando 16,69 milhões de TEUs em 2022 na China, o Porto de Hong Kong mantém sua relevância como uma das principais conexões do país com o mundo. O complexo é reconhecido por sua importância histórica e status como centro financeiro e comercial.
10) Porto de Rotterdam
Na Holanda, está situado o décimo maior porto do planeta. Com mais de 14 milhões de TEUs movimentados em 2022. Rotterdam é um ponto crucial para o comércio internacional na Europa, oferecendo uma ampla variedade de instalações especializadas.
Ouça a rádio de Minas