Economia

Startup Quasar Tecnologia e Gestão é selecionada pelo PBH Inova

Empresa buscará soluções para demandas do Tesouro Municipal e da Secretaria de Políticas Urbanas
Startup Quasar Tecnologia e Gestão é selecionada pelo PBH Inova
fundador e CEO da Quasar Tecnologia e Gestão, Lucas Campos Guimarães/Foto: Diário do Comércio/Michelle Valverde

O programa PBH Inova divulgou as oito startups que irão buscar soluções para desafios da gestão pública para melhorar a qualidade e a velocidade dos serviços entregues pela prefeitura. Entre elas, está a Quasar Tecnologia e Gestão. Com sede em Belo Horizonte, a startup, criada em 2019, vai atender dois desafios do PBH Inova nas áreas do Tesouro Municipal e na Secretaria de Políticas Urbanas.

Conforme o fundador e CEO da Quasar Tecnologia e Gestão, Lucas Campos Guimarães, o primeiro desafio é referente ao Tesouro Municipal. O objetivo é implementar melhorias nos processos da gestão financeira do município através do uso amplo da Inteligência Artificial (IA).

“Esse projeto tem uma pegada bem grande de inteligência artificial para trabalhar com os servidores e chegar a uma otimização da gestão do município”.

O outro desafio é da Secretaria de Políticas Urbanas, onde a startup digitalizará e otimizará todo o processo de parcelamento do solo na prefeitura. “Esse processo exige muitas integrações, também temos otimizações de processos e a digitalização dos serviços para que no fim do processo isso chegue até todos os cidadãos de forma digital”. 

Ciclos de de aprendizagem e ajustes

De acordo com Guimarães, no momento, a startup está apresentando as soluções aos servidores e fazendo os ajustes necessários conforme a demanda dos envolvidos para que eles consigam usar e testar internamente, realizando, assim, a prova de conceito.

“Vamos seguir neste caminho nos próximos meses e, então, os servidores decidem se a solução realmente vai resolver o problema ou não. Em caso positivo, a gente tem um novo ciclo de mais seis meses, em que eles, efetivamente, vão testar essas soluções implementadas dentro do serviço da prefeitura. Se a solução funcionar e atingir as expectativas, aí sim pode virar um contrato e esse serviço ficará disponível para toda população”.

O CEO da Quasar ressalta que o programa PBH Inova traz segurança e agilidade para a atuação das startups e será um exemplo para outras cidades do País. 

“O PBH Inova é um projeto excepcional, extremamente relevante e está abrindo portas para todas as outras prefeituras do Brasil. É um formato que, realmente, chama as soluções para dentro da prefeitura e vai promover a melhoria dos serviços públicos. O projeto dá oportunidade a várias outras startups e até mesmo a empresas para atenderem órgãos públicos. Ele traz agilidade na contratação, dá para apresentar soluções diferentes para problemas iguais, e a prefeitura tem a condição de seguir com o que ela achar melhor”, explicou.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas