Sebrae oferece capacitação para impulsionar negócios no Carnaval

Em parceria com a Secult, projeto “Meu Negócio é Carnaval” disponibiliza, de forma gratuita, uma série de conteúdos para empresas de diferentes setores

19 de janeiro de 2024 às 19h20

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Lojas que comercializam adereços de Carnaval podem aprender como faturar mais com a data | Crédito Jonas Bitter - Diário do Comércio

As festividades sazonais são uma das principais formas de impulsionar o faturamento de comércios locais. E os empreendedores de Minas Gerais contam com mais uma iniciativa para alavancar seus negócios em uma das datas que mais tem crescido no Estado, especialmente na capital mineira, nos últimos anos: o Carnaval.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), criou o projeto de capacitação “Meu Negócio é Carnaval”. Com uma série de conteúdos gratuitos no Sebrae Play, voltados para empreendedores de diversos segmentos, como economia da criatividade, alimentação, comércio e turismo, o objetivo é, através da folia, permitir com que os negócios aumentem seu o faturamento e ganhem impulso para as vendas ao longo do ano.

Os empreendedores podem se cadastrar gratuitamente na plataforma, que conta com mais de 50 conteúdos de capacitação. Há dicas, artigos, entrevistas, áudios e e-books sobre marketing, finanças, vendas e gestão, além de informações sobre formalização e as vantagens e obrigações dos microempreendedores individuais (MEI).

Carnaval gera oportunidades para negócios em Minas

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, o Carnaval é responsável por impulsionar mais de 44 mil pequenos negócios na cidade. O dirigente destaca segmentos como bares, restaurantes, vendedores ambulantes, meios de hospedagens, além de empreendimentos ligados a eventos, comunicação, audiovisual, arte e cultura entre os mais beneficiados pela festividade.

“Selecionamos um material direcionado com informações que vão ajudar o empreendedor a organizar melhor seu estoque, precificar de forma correta, oferecer um atendimento personalizado e on-line aos foliões e se destacar no meio da multidão, adotando estratégias para ampliar as vendas”.

Marcelo de Souza e Silva (CDL-BH, Sebrae Minas)

A parceria entre Sebrae, Governo de Minas e CDL-BH é também uma aposta para alavancar a economia criativa em Belo Horizonte. Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, o setor, que segundo ele foi responsável pela criação de 50 mil postos de trabalho no ano passado, é um dos principais promotores de emprego no Estado.

“Ao qualificar os profissionais, o ‘Meu Negócio é Carnaval’ cumpre um papel importantíssimo e fortalece negócios que fazem a roda da economia da criatividade girar em todo o Estado”, ressalta.

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