Economia

Senai vai inaugurar escola profissional ao lado da Fiat em Betim

Projeto surge em resposta à expectativa do setor de construção pesada, que estaria planejando triplicar a atuação em Minas Gerais nos próximos três anos
Senai vai inaugurar escola profissional ao lado da Fiat em Betim
Roscoe e Marcio Querichelli anunciaram a instalação da Iveco Academy em Belo Horizonte | Crédito: Sebastião Jacinto Júnior / Fiemg

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vai contar com uma escola profissional em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O Sistema Fiemg investirá cerca de R$ 40 milhões na idealização do centro de aprendizagem ao lado das instalações da Fiat, em uma área total de 190 mil metros quadrados.

A informação foi divulgada pelo presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, em evento, nesta terça-feira (24), para anunciar a implantação da Iveco Academy na unidade Senai Horto. Localizado ao redor de uma vasta área verde, o terreno foi adquirido junto à prefeitura local e já abrigou um centro de formação, além de um clube da montadora italiana.

O projeto em Betim, segundo Roscoe, surge em resposta à expectativa do setor de construção pesada, que estaria planejando triplicar a atuação em Minas Gerais nos próximos três anos. Além desse setor, a escola também vai oferecer cursos voltados para limpeza urbana, construção civil e mineração, diversificando assim as opções de formação técnica para a população.

A nova instalação do Senai tem como meta formar cerca de 5 mil alunos por ano, contribuindo para a qualificação da mão de obra e a preparação dos profissionais para os desafios do mercado de trabalho. “Hoje o gap na formação é muito grande e por isso queremos formar novos alunos com máquinas e equipamentos pesados. É uma nova iniciativa que tem tudo para dar certo”, declara Roscoe.

Em relação às expectativas, a entidade projeta que a estrutura esteja pronta para inauguração em fevereiro do próximo ano. A iniciativa poderá consolidar a cidade de Betim como um importante polo de formação técnica em Minas Gerais, especialmente no setor de construção pesada.

Iveco Academy se une ao Senai para fomentar formação profissional

Além da construção da nova escola, o Senai segue estreitando parcerias para ampliar a formação técnica, principalmente no que se refere a novas tecnologias. Com esse objetivo, a entidade, em parceria com a Iveco Group, irá implantar a Iveco Academy na unidade Senai Horto, na região Leste de Belo Horizonte.

Com aportes de R$ 2,7 milhões, o espaço contará com aproximadamente 1.380 metros quadrados e promete ser uma das mais modernas infraestruturas do Estado. Além de salas de estudo, o local contará com espaço dedicado às aulas práticas para capacitar profissionais da rede Iveco e de outras linhas do grupo, além de oferecer suporte às demandas da fábrica, que está localizada em Sete Lagoas, na região Central, e hoje é o maior complexo industrial da empresa no mundo.

Ao concretizar a parceria, o Senai se responsabilizará pela adequação e reforma das instalações, preparando-as para o novo centro de treinamento da Iveco Academy. Já a Iveco realizará um aporte financeiro mensal para a manutenção do espaço, com atividades conduzidas em conjunto.

A iniciativa, segundo o presidente da Iveco na América Latina, Marcio Querichelli, surgiu a partir de um bate-papo no complexo fabril de Sete Lagoas e ganhou forma com a ajuda da Fiemg, que viabilizou a concretização da ideia. “É muito gratificante transformar esse projeto em algo real, principalmente em Minas Gerais, um estado que temos nossa base, nossa planta e nosso ‘quartel-general’. É um complemento fundamental dentro da nossa estratégia de desenvolvimento da marca no País”, afirma.

Ele acrescenta que a Iveco Academy viabilizará novas oportunidades ao receber profissionais do Brasil inteiro para treinamentos que visam trabalhar habilidades para atender demandas da indústria automotiva. “Ao firmarmos essa parceria com o Senai, estamos criando um espaço inovador de aprendizado que vai muito além da simples formação técnica”, destaca.

A previsão de conclusão total das obras está estimada em 12 meses e a parceria é válida por cinco anos com possibilidade de renovação. O acordo também prevê a utilização de outras escolas do Senai em Minas Gerais, incluindo a utilização de veículos da marca na futura unidade em Betim.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas