Para se ter ideia do sucesso das vendas em 2019, no Diamond Mall os brindes de compras para o Natal já se esgotaram, restando apenas os sorteios típicos da data - Crédito: Alisson J. Silva DiamondMall - 11/11/09

A praticamente uma semana do Natal, o comércio varejista de Belo Horizonte está se preparando para atender os consumidores e ampliar as vendas da data. Uma das principais estratégias será o prolongamento do horário de funcionamento, o que garante maior tempo para o consumidor ir às compras. As promoções e descontos também estão entre as ações adotadas para que o Natal de 2019 seja melhor que o anterior.

De acordo com a economista da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Ana Paula Bastos, a expectativa é de que as vendas para o Natal 2019 superem em 3,6% o resultado do ano anterior, movimentando R$ 3,4 bilhões em dezembro.

“Esperamos um excelente crescimento das vendas neste Natal. O tíquete médio deve ficar em torno de R$ 102. A melhora do ambiente econômico, a inflação controlada, a queda das taxas de juros e o pagamento da segunda parcela do 13º salário devem contribuir para um melhor desempenho das vendas ao longo desta semana”, disse.

Ainda segundo Ana Paula, a sugestão da CDL-BH é que os comércios localizados no Centro e nos bairros de Belo Horizonte estendam o funcionamento. Até o dia 22 de dezembro, a sugestão é ficar aberto de 9 horas às 20 horas. Já no dia 23 de dezembro, o horário pode ser prolongado até às 22 horas. No dia 24 de dezembro, a indicação é que as lojas funcionem de 9 horas às 18 horas.

Ações de venda – Os lojistas também estão investindo em várias formas para atrair o cliente. Além da maior divulgação – inclusive nas redes sociais -, as promoções, melhor atendimento, parcelamentos e estoque variados são as principais estratégias adotadas.

“São ações importantes que os lojistas estão colocando em prática e que ajudam a atrair o consumidor e estimular as compras. Os clientes ainda estão muito ligados a preços, após uma crise econômica, as famílias readéquam a forma de consumo e pesquisam mais os valores e a qualidade dos produtos. Os lojistas precisam ficar atentos e buscar atender a demanda do consumidor”, destacou Ana Paula.

O gerente de marketing do BH Shopping, Renato Tavares, afirma que as expectativas em relação às negociações ao longo da última semana antes do Natal são positivas. Segundo ele, o movimento no mall já está maior.

“Este ano, percebemos que vários clientes adiantaram as compras, a última semana já foi muito boa. Além disso, notamos um aumento de 50% na nossa promoção (comprando R$ 500 troca por um panetone) e uma alta de 40% na troca por cupons (a cada R$ 500 concorre a sorteio de dois carros). Isso mostra que os clientes estão comprando, e nossa expectativa é muito boa até o Natal”.

Para estimular as vendas, entre as estratégias adotadas pelo BH Shopping está o horário ampliado de funcionamento. Os lojistas estão investindo em promoções, brindes, descontos e facilidades no pagamento. “É um conjunto de ações que vai colaborar para termos um Natal melhor que o do ano passado”, disse Tavares.

Para a gerente de marketing do Diamond Mall, Flávia Louzada, o Natal 2019 será melhor que o anterior. “Nós estamos com expectativas super positivas. Nossa promoção foi um grande sucesso e os brindes já esgotaram. Somente os sorteios (para shows internacionais e carro) estão disponíveis”.

Para superar os resultados de 2019, o shopping também irá estender o horário de funcionamento e os lojistas investiram em estoque, no bom atendimento e em preços e condições de pagamento diferenciados.

No Pátio Savassi, espera-se que as vendas voltadas para a data comemorativa cresçam 10%. Para alcançar o objetivo, o horário de funcionamento foi ampliado, assim como o número de funcionários para atender o público. A tendência é de maior movimento ao longo da semana, principalmente em função do pagamento da segunda parcela do 13º salário.

“O Natal é um período de muita emoção e um momento da família. As pessoas fazem questão de presentear os entes queridos e fazem amigo oculto, por isso, vamos funcionar em um período maior para atender bem os clientes”, disse o gerente de marketing, do Pátio Savassi, Marcelo Portella.

Para estimular os investimentos, por parte dos lojistas, na data comemorativa, o Pátio Savassi está com um concurso que premiará a melhor decoração de vitrine, considerada uma forma eficiente de atrair o consumidor.

“Além disso, as lojas estão com promoções próprias, oferecendo brindes para quem comprar, promoções, descontos, parcelamentos e sorteios próprios”, disse Portella.