Economia

Bares e restaurantes venderam além das expectativas nesse Dia das Mães

Estima-se aumento de até 14% nos negócios na Capital
Bares e restaurantes venderam além das expectativas nesse Dia das Mães
Após bons resultados com o Dia das Mães, expectativa agora é com o Dia dos Namorados | Crédito: stock.adobe.com

O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais esperadas pelo segmento de bares e restaurantes de Belo Horizonte e, neste último final de semana, não poderia ter sido diferente, com estimativas de crescimento entre 12% e 14% tanto no faturamento quanto em fluxo de pessoas. O setor é bem demandado na data e gera bons negócios tanto para os empresários quanto para toda a sua cadeia.

De acordo com o chef Túlio Montenegro, conselheiro da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel-MG), o Dia das Mães, independente do ano, é ‘o dia’ para o empreendedor que atua com bar ou restaurante. “Trata-se de um dos melhores dias que temos no comércio alimentício, com todos os bares e restaurantes cheios. Deixando tanto os proprietários quanto os funcionários felizes, pois as contas são sempre maiores, o que acaba sendo revertido em benefícios para o setor e para as pessoas”, afirmou.

Porém, ele advertiu que as vendas só não foram maiores por conta do momento econômico que o país vem enfrentando, mas, agora é o momento de concentrar os esforços para o Dia dos Namorados, que não se compara ao Dia das Mães, mas ainda é uma boa data para impulsionar o setor.

“O segmento de bares e restaurantes vêm sendo muito sacrificado e o País enfrentando um período não muito bom economicamente. Para reforçar, ainda temos aumento nos combustíveis, o que impacta em toda a cadeia alimentícia. O Dia dos Namorados está chegando e é um momento onde há elevação no consumo, o que faz a roda da economia girar”, disse.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Segundo o chef, o Dia das Mães é um momento no qual as contas são sempre maiores nos bares e restaurantes da Capital. “Por isso acredito em um crescimento entre 12% e 14% tanto no faturamento quanto no fluxo de pessoas, índice que atende a todos e muito bem. O importante é que essa alta ainda impacta positivamente na renda dos funcionários, pois ainda incidem os 10% nas vendas totais e todos acabam ganhando. O movimento, por outro lado, pode ser até maior, pois em muitos estabelecimentos foi possível ver filas nas portas”, destacou.

O restaurante Alguidares, localizado na região Centro-Sul da Capital, foi um dos que teve uma grande rotatividade e chegou a ter fila de espera bem rápido no último Dia das Mães. “Me surpreendo todo ano. Em 2024 posso dizer que foi melhor que o esperado, pois é uma data em que todos querem levar as mães para apreciar uma boa comida. Este ano aumentamos tanto o movimento quanto o faturamento em cerca de 18%. O movimento começou às 10:30 e, na hora do almoço já tinha fila de espera”, disse a proprietária, Deusa Prado.

Segundo ela, normalmente a rotatividade por mesa fica na média de três ocupações diariamente. “Entretanto, nesse Dia das Mães a rotatividade no restaurante ainda foi maior, com pouco mais de quatro ocupações por mesa. Nessa data os grupos são maiores, inclusive tivemos mesa com 14 pessoas que vieram comemorar com a matriarca da família. As encomendas também aumentaram em torno de 10%”, afirmou.

Dia dos Namorados gera expectativas

A expectativa da empresária agora é com o Dia dos Namorados que, mesmo caindo em um dia de semana (quarta-feira), as pessoas costumam comemorar no decorrer da semana. “Dia das Mães e a Sexta-feira Santa ainda são as principais datas comemorativas para o meu negócio. Que são seguidos pelo Dia dos Pais, Dia dos Namorados e feriados em geral, quando temos um movimento muito bom”, avaliou Deusa Prado.

Com o modelo de negócio de levar menus personalizados para dias normais, datas comemorativas e eventos, o Buffet Fora do Comum, também registrou alta nos negócios nesse último Dia das Mães. Segundo a proprietária, Camila Bitencourt, que também é nutricionista, a data em 2024 foi superior ao ano anterior e tanto a demanda quanto o faturamento cresceram em torno de 20%. “Vendemos bem e a nossa meta é sempre melhorar, mesmo sendo um tempo mais curto, quando se trata de uma data específica”, explicou.

De acordo com a empresária, de 2023 para este ano as encomendas saltaram de 18 para 30 para a data. “Os valores variam muito, pois trabalhamos com entradas, pratos principais e sobremesas. Hoje, um almoço completo fica em torno de R$ 550 para quatro ou cinco pessoas. Para o Dia das Mães começamos o expediente às 3:30 da manhã para dar conta de atender a demanda”, afirmou.

Para o Dia dos Namorados e para o período das festas juninas a empresária acredita na realização de bons negócios também. “Pretendemos fazer um cardápio para os namorados, sendo uma ceia completa para ser finalizada no conforto do lar ou outra já pronta. Os valores vão variar entre R$ 260 e R$ 340 e estamos com expectativa de algo em torno de 30 pedidos para a próxima data comemorativa”, finalizou a nutricionista.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas